9.2.08

Maplink, mapas online e navegadores GPS

MapLink Trânsito 2

Fundado em julho de 2000, por cinco sócios e o portal UOL como investidor, o Maplink, atual parceiro no Yahoo! Mapas, nasceu como um serviço de mapas online com receita gerada inicialmente por publicidade.

Segundo matéria no Estadão - Empresas como a Maplink Nascem e Mudam para Acompanhar a Web (para assinantes) - publicada em 04/03/2007, um dos fundadores e hoje diretor comercial Frederico Hohagen defende que o modelo de negócios que acabou se tornando viável foi personalizar mapas para clientes, como identificar a localizacão de agências de um banco específico. Neste raciocínio, o primeiro cliente da companhia foi o Planeta Imóvel, na época da reportagem a Maplink tinha 2 mil clientes ativos no total.

Além dos mapas, a empresa produz CD-Roms e o navegador do Guia 4 Rodas, assunto citado aqui na coluna GPS para Carros Legalizado no Brasil, até dezembro de 2006 foram 15 mil navegadores vendidos. O jornal revelou que a empresa começou com mapas de 5 cidades e hoje tem mais de mil. Apesar de continuar no UOL, desde o fim de 2003 o portal deixou de ser acionista, agora, segundo Frederico, a Maplink pretende retomar a idéia inicial de venda de publicidade.

Em seu blog Chá Quente, Guilherme Felitti publicou um setembro de 2007 um panorama deste mercado no post: A Guerra Nacional dos Mapas Online.

Originalmente publicado no Yahoo! Tecnologia.

Posts relacionados:
- Apontador com Maplink
- Roberto Nascimento na Lopes
- Testes de GPS em PDAs
- Vaga no Flickr, dica no Chá Quente
- Classificados Online
- A visita do Papa
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Boo-Box

  ©Template by Dicas Blogger.

TOPO