16.3.10

Como usar o Foursquare sem celular



O Foursquare, rede social baseada em localização, foi feito para ser utilizado através de celulares iPhone, Android e Blackberry. No entanto, descobri que é possivel fazer check in (identificar os lugares que vc frequenta ou está presente), sem celular, utilizando o endereço originalmente feito para navegar via WAP. É só acessar o link: m.foursquare.com

Com isso, quem está usando laptop ou netbook com wi-fi ou 3G (ou até mesmo PC desktop), pode brincar com o Foursquare, ganhar badges (medalhas) e prefeituras (major). Tudo com menos praticidade do que o uso com celular com GPS, idéia original do aplicativo, e com a visualização otimizada para tela pequena. Na versão WAP não é tão fácil registrar novos locais, por isso, quando for usar, é melhor utilizar simultaneamente com a versão web para logar e deixar pré-cadastrado no site.

Idéia: checkin em totens e lan houses

Como Foursquare vem sendo utilizado por restaurantes e lanchonetes em promoções, comentado aqui no post Marcas e empresas usando Foursquare , quem sabe fica a oportunidade de integrar totens e estações fixas nos próprios locais. Lembro quando o McDonalds tinha computadores com acesso a internet e os clientes podiam usar 30 minutos de graça. Outro negócio que poderia premiar os usuários frequentes e autodeclarados seriam nossas lan houses e cybercafés, estabelecimentos que nos EUA, acredito, já estão em extinção.

Popularidade x Exclusividade

Por outro lado, não sei até que ponto essa abertura do Foursquare pode prejudicar a utilização da ferramenta. Afinal, um dos fatores de atração para a rede social é a imagem elitista, pioneira, cujo uso depende de aparelhos caros e sofisticados. No Gowalla por exemplo, concorrente do Foursquare, tb testei o acesso via WAP - m.gowalla.com - mas ao exigir a geolocalização, não permitiu o cadastro do local exato antes de fazer o check-in.


Atualização em 10/2/2011: Percebi que os checkins na versão wap não estão mais valendo para quem quer conseguir medalhas (badges) e prefeituras (mayors). Aparentemente a limitação não ocorre com quem usa o Foursquarefox, um add-on para navegador Firefox que tb permite fazer checkin do computador ou laptop, sem usar celular.



Posts relacionados:
- Usando Foursquare com navegador Firefox: Foursquarefox
- Idéia para o novo tablet da Apple : tampa de estojo escolar
- O celular brasileiro
- Treinamento para usar celular
- Internet sem fio na praia
- Motoboys com celular e mobilizações
- Video com Nokia N95, GPS, mapas, games, etc.
- Uso do celular na escola premiado

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Boo-Box

  ©Template by Dicas Blogger.

TOPO