18.2.10

Marcas e empresas usando Foursquare

De Blog do Wagner Tamanaha

Hoje ao acessar a home do Foursquare, rede social mobile baseado em localização, vi este novo espaço destacando vários perfis de empresas no site. O título convida: Follow these brands to unlock new experiences - Siga estas marcas para descobrir novas experiências! São marcas e empresas de vários setores, imprensa e midia (Zagat, The New York Times, Metro News), entretenimento (Valentine's Day Movie), moda e varejo (Mark Jacobs) e educação (Harvard University), não apenas restaurantes e lanchonetes, empresas cujo benefício no uso dessa rede era mais óbvio.

Na própria página Foursquare for Businesses (Foursquare para negócios e empresas) as fotos e exemplos mostram bares e lanchonetes usando o site para promoções e descontos. Dia 15/01/2010, Gabriel Jacob comentou em seu blog ADivertido uma ação da americana Tasti D-lite - Cadeia de sorveterias ativa promo com Foursquare. Publicada no mesmo dia, matéria no site da revista Time - Foursquare's Twist on Facebook: A Reward for Checking In - conversou com o co-fundador Dennis Crowley (ex-Google) e tb mencionou ações com pizzarias e pequenos negócios.

Além de conceder o título de prefeito "major" para quem faz mais check-ins (avisos) nos lugares demarcados, o Foursquare mistura elementos de game e gincana, premiando os usuários com medalhas "badges" e rankings. Além do interesse pelo conteúdo de vizinhança, talvez o caminho para empresas e marcas de outros setores usarem bem a ferramenta seja este, para o perfil do filme Valentine's Day que citei acima, ganha ingresso quem adicionar o perfil e revelar que esteve em um dos lugares românticos indicados.

O perfil do jornal Metro no Foursquare por enquanto só publica dicas em cidades no Canadá, mas como aqui em São Paulo circula uma versão do veículo, quem sabe a novidade chega por aqui tb. Ainda em midia e entretenimento, o canal Bravo foi mencionado na CNN - Bravo Fan can checkin in Foursquare (em 1/2/2010) - e o setor foi tema de um post no blog Mashable: Foursquare Inks Deals With Major Media and Entertainment Brands (Foursquare assina acordos com grandes empresas de midia e entretenimento, post de 9/2/2010).

Apesar da repercussão do site Pleaserobme.com (Me roubem por favor) levantar eventuais riscos em relação a privacidade e segurança no compartilhamento das informações pessoais e geográficas, vai aqui o link para meu perfil no Foursquare. Postei algumas dicas mas por enquanto sem nenhum checkin, lembrando outra limitação para o crescimento da rede aqui no Brasil: precisa de celular com gps, iPhone, Android ou Blackberry :-)


Posts relacionados:
- Idéia para o novo tablet da Apple : tampa de estojo escolar
- Treinamento para usar celular
- Virada Cultural com cobertura colaborativa
- Motoboys com celular e mobilizações
- Assalto de laptop
- Uso do celular na escola premiado

Um comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Boo-Box

  ©Template by Dicas Blogger.

TOPO