7.1.09

Previsões 2009 e Retrospectivas 2008

Todo começo de ano eu costumava fazer uma retrospectiva reunindo os posts do ano que passou, desta vez, como este ano foi de mudanças no Yahoo! Tecnologia, layout e funcionalidades novas, onde minha coluna virou blog, vou fazer diferente. Reuni algumas previsões e retrospectivas que encontrei em outros sites e blogs e comento aqui rapidamente.

Retrospectivas 2008

O portal G1 fez sua retrospectiva Avanços e Lançamentos de Ciência e Tecnologia publicada em 27/12/2008, outro portal - Retrospectiva 2008 UOL Tecnologia - tb fez seu apanhado. O Link Estadão tb fez uma retrospectiva, seu editor Alexandre Matias publicou em seu blog Trabalho Sujo os links para as materias, inclusive a que relembra as panes que aconteceram na internet: O ano do fail e os fails do ano. No Yahoo! foi revelado no Mais Buscados 2008 as palavras mais procuradas do ano. Até mesmo um blog recente como o Profissionais TI arriscou fazer sua retrospectiva.

Os videos e ações virais tb foram lembrados, o Washington Post publicou em 29/12/2008 a retrospectiva We Just Couldn't Look Away: The Viral Videos of '08, comentada no Blog de Guerrilha no post de hoje - 2 grandes videos virais de PRODUTO em 2008. O blog Organ Grinder do jornal inglês The Guardian publicou The Top 10 viral ads of 2008, aqui no Brasil, o blog SimViral resolver fazer uma pesquisa encerrada no ultimo dia do ano: TOP5 Viral 2008 - Vote!

Resumindo, posso destacar a chegada oficial do iPhone, do OpenSocial, o crescimento do Twitter, das vendas de notebooks, a campanha online do Obama e o clipe da Dança do Quadrado :-)

Previsões 2009

Tentar adivinhar o futuro na área de tecnologia e web também não é tarefa simples. Mesmo assim alguns sites e blogs arriscaram seus palpites. O Guia do PC publicou Previsões 2009 em Tecnologia e Informática, o blog SOA Simples comentou os prognósticos da consultoria Gartner no post - Gartner e as previsões para 2009 - e a revista CIO achou melhor inverter: As previsões de TI que não devem virar realidade em 2009.

Pelo jeito, palavras novas e outras promessas recorrentes continuam sendo citadas e aguardadas: cloud computing, mobile marketing, tecnologia ecologicamente consciente e sustentavel, web semântica, etc. E claro, tem a crise financeira, cujos efeitos estão sendo aguardados ao longo deste ano. E certo que ela já entrou pros livros de história, mas o grau de intensidade e profundidade do desastre varia conforme a previsão. O mandato do novo presidente dos EUA e as eventuais acoes de seu governo também alimentam espectativas e deduções dos efeitos na área de tecnologia (já que usou a web de forma eficaz e inteligente para ganhar e mobilizar os eleitores) e energia renovável.

Feliz Ano Novo!

Diante da avalanche de lembranças e previsões, quem sabe vale seguir o exemplo da Sylvia Ferrari, que decidiu anotar e guardar em sua Gaveta de Criado Mudo (nome do blog) todas as previsões astrológicas que encontra por ai.
Ou mesmo continuar prestigiando a sabedoria de 2 grandes destaques que surgiram em 2008. Cersibon (citado na retrospectiva do Link), que registra o diálogo: "zigana una mtira pfvv - pois nao sro, vc eh lidno". VF, o Vitor Fasano no Twitter (citado como melhor humor voluntário do ano pelo colunista Alvaro Pereira Jr no Folhateen), que ensina:
"Bom, hora de voltar toda atenção no personagem e deixar apenas energias boas fluirem. Nem que seja necessário uma pausa para um martini."


Post publicado originalmente em meu Blog no Yahoo! Tecnologia.

Posts relacionados:
- Planos de Nizan Guanaes com agências digitais
- Retrospectiva de 2007
- Luis Fernando Verissimo fala sobre o Twitter
- Agência de publicidade de futuro
- O que os blogs esperam para 2007
- Balanço do ano que passou, 2006

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Boo-Box

  ©Template by Dicas Blogger.

TOPO