30.8.07

Leitura de código de barras pelo celular

Reportagem do jornal Diário do Comercio publicada em 17/4/2007, Encha o Carrinho com Celular (popup Digitalpage), fala sobre o projeto de comércio eletronico via telefonia celular da Supermercados Angeloni, que possui lojas em Santa Catarina e Paraná. O sistema de m-commerce ainda em fase de testes, tem 8 mil itens disponíveis para a compra online, e envolve a distribuição de um catálogo impresso onde a compra pode ser feita com a leitura do código de barras diretamente pela câmera do celular ou digitando os números do código no aparelho.

Na matéria, Norberto Colla, diretor de logística e informática da rede de supermercados explica o processo em detalhes: o cliente digita (ou fotografa) o código de barras e a quantidade de mercadorias, confirma, e informado do valor total, para finalizar a compra o usuário escolhe a data e horário para recebimento das mercadorias e a forma de pagamento, feito na entrega.

A tecnologia funciona em aparelhos da rede GSM/GPRS por utilizar de aplicativos em Java desenvolvidos pela Fazion Sistemas, especializadas em softwares para celular com sede em Florianópolis/SC. A solução, um programa de 90kb, inclui o modulo de leitura e interpretação de código de barras fornecido pela empresa argentina Udar, usado como API, o modulo transforma a imagem captada em números.

Particularmente acho esta tecnologia muito interessante, o conceito dela foi lançado anos atrás pelo projeto Semacode e tem potencial em outras aplicações além do comércio eletrônico. O uso deste recurso aparentemente não esta previsto em outros projetos de m-commerce (comércio eletrônico móvel) e m-payment (pagamentos moveis), que ja citei aqui nas colunas Pagamento Por Celular em Maringa, Pagamento com Celular e Mais Pagamento Por Celular.

Voltando ao Angeloni Supermercados, cerca de 5% do faturamento do grupo vem das vendas online (iniciadas em 1999), o projeto piloto citado acima está sendo feito com clientes do clube de fidelidade, que antes já dispunham de serviços como consultas de saldo de pontos, extrato de cartões de crédito, acompanhamento de pedidos, tudo pelo celular.

Originalmente publicado no Yahoo! Tecnologia.

Posts relacionados:
- Treinamento para usar celular
- iPhone no Brasil
- Plano das Casas Bahia para a internet

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Boo-Box

  ©Template by Dicas Blogger.

TOPO