31.1.08

Números do comércio eletrônico no Natal

Matéria publicada aqui no Yahoo! Tecnologia semanas atrás - Busca por Comércio Eletrônico no Brasil Bate Recorde em Dezembro - revelou alguns números da pesquisa do Ibope/Net Ratings sobre o desempenho do e-commerce brasileiro no período de compras e festas do fim do ano. Os números mostram que 12,2 milhões dos internautas brasileiros fizeram buscas relacionadas ao comércio online no mês passado, alcançando 57% dos usuários. Segundo Alexandre Magalhães, gerente de análise do Ibope/NetRatings, o comércio eletrônico cresce mais rápido que a internet. Ana Carmem, que trabalhou com Alexandre, publicou em seu blog o release integral do instituto de pesquisa: E-commerce se Destaca nos Números da Internet no Brasil.

Toda este crescimento pode ter sido reflexo do aumento da venda de computadores e de pessoas acessando a internet. Novos usuários, principalmente das classes que não tinham acesso aos PCs, estão aderindo às lojas virtuais. Matéria na Folha Online - Clientes de Baixa Renda já são Maioria nas Compras On-line - publicada dia 09/12/2007, traz números da pesquisa do Data Popular/McCann Erickson que mostra que a expansão do crédito (cartões, etc) e a popularização do computador trouxe ao varejo virtual um público potencial de 3,185 milhões de consumidores com renda familiar mensal de menos de R$ 2.836 em São Paulo. No site da Folha, outra nota complementa - Moradora de Heliópolis Compra desde Livros até Computador (para assinantes) - falando de Rita de Cassia de Andrade, que começou comprando CDs e terminou fazendo compras para toda a família. Rita tinha receio de que as lojas não fizessem entregas na favela e hoje faz até investimentos com o Home Broker da Bovespa. Outra pesquisa, publicada na Revista Allshop, foi reproduzida no site da consultoria e-Bit: A Classe C Chega ao E-commerce.

Tanta procura teve seu outro lado, muitas lojas não conseguiram atender o aumento da demanda e o consequente impacto na logística de estoque, distribuição e entrega. Matério publicada dia 28/12/2007 no site do O Globo Online - Consumidores Não Recebem Presentes de Natal Comprados Via Internet - relatou alguns destes problemas. E o colunista de tecnologia Manoel Netto reclamou em seu blog Tecnocracia: Compras de Natal, Presentes Atrasados. Ho Ho Ho!


Publicado originalmente no Yahoo! Tecnologia.

Posts relacionados:
- Venda de móveis pela internet
- Gastos com telefone e banda larga
- Novo visual da Americanas.com
- Computadores com PAC
- Plano das Casas Bahia para a internet

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Boo-Box

  ©Template by Dicas Blogger.

TOPO