As redes sociais mais ativas, como YouTube, Orkut, Facebook e Twitter, são hoje em dia também uma porta de entrada para a navegação, o que merece atenção redobrada do anunciante. Esse fenômeno é denominado de "desportalização".Marili Ribeiro, repórter do Estadão, em entrevista com Marcelo Perrone, diretor de estratégias digitais da agência Giovanni+ DraftFCB. Segue trechos do post publicado no blog dela:
Redes sociais, o desafio das empresasUPDATE em 12/o1/2010: Conversei com o Marcelo pelo Twitter ( @perrone ) sobre desportalização, depois ele contou de mais cases em social media. Valeu! Segue abaixo:
14/12/2009, por Marili Ribeiro, Seção: Consumo/Comportamento
(...) "Há um consenso de que ações de mídia na internet são de baixo custo. Fica difícil convencer um cliente que a produção de um jogo interativo poderá custar tanto quanto um comercial de 30 segundos em rede aberta de televisão", conta Perrone. A ação do hotsite criado pela Microsoft para o lançamento de seu game Prototype, por exemplo, desenvolvida em cima dos usuários do Facebook, não saiu barato, mas atingiu bons resultados. O game liderou as vendas nos EUA, no mês de lançamento.
"A Microsoft desenvolveu um vídeo promocional que utiliza fotos e dados do perfil do internauta no Facebook para criar uma experiência não só bastante imersível e única, porque é personalizada", conta ele. Outro exemplo de iniciativa bem-sucedida na utilização de rede social é a do salgadinho Doritos, com um jogo que só pode ser acessado por 12 horas, entre 6 da tarde e 6 da manhã.
Ao entrar na partida, o usuário autoriza o site da empresa a acessar seu perfil no Facebook. A partir daí, o site vai interagir avisando todos os seus amigos que você está numa enrascada e precisa de ajuda. Ao fim da jornada, o site sorteia dois deles para que o jogador decida qual quer salvar. O amigo escolhido é avisado e isso promove todo tipo de reação e indignação.
Marcelo Perrone, que dedica tempo integral a estudar soluções no ambiente da internet, não conhece iniciativa desse porte no Brasil. Um dos problemas ainda é a infraestrutura da rede de banda larga do País, que limita o uso de recursos mais ousados. Mas, como Perrone lembra, o futuro passa por esses canais de comunicação.
"Desportalização"
As redes sociais mais ativas, como YouTube, Orkut, Facebook e Twitter, são hoje em dia também uma porta de entrada para a navegação, o que merece atenção redobrada do anunciante. Esse fenômeno é denominado de "desportalização".
"Há 10 anos, todo mundo tinha um portal como página inicial no seu navegador. E era por aí que começava a navegação. O portal era o "índice" da internet. O volume de conteúdo disponível foi ficando tão grande e tão diversificado que entraram em cena as ferramentas de busca. Em oito anos, o Google virou a página mais visitada do mundo. Vieram as redes sociais. E, agora a audiência dos portais diminuiu e sua função mudou. Se antigamente era lá que tudo começava, para muita gente a navegação começa pelas redes sociais. E vão para um portal após recomendação de um amigo."
Snack Strong ProductionPosts relacionados:
E o salgadinho Doritos deu seguimento ao hit Hotel 626 (que só pode ser acessado das 6 da tarde as 6 da manhã) premiado no festival de Cannes de 2009, lançou recentemente o Asylum 626. Ao começar o jogo o usuário autoriza o site a acessar seu perfil no Facebook.
Para começar, o Asylum já avisa a todos os seus amigos que você está numa enrascada e precisa de ajuda. Ao final da jornada, o site sorteia dois amigos seus do Facebook e pede que decida qual dos dois quer salvar. Sua escolha também é enviada aos seus amigos gerando todo tipo de reação de curiosidade a surpresa e indignação!
Lufthansa Sky Status
http://myskystatus.com
Mas não é só de diversão que vive uma rede social. A Lufthansa, por exemplo, desenvolveu um serviço gratuito que atualiza perfil do usuário no Twitter e no Facebook no momento em que seu vôo (de qualquer companhia em qualquer lugar do mundo) decola e aterrisa, mantendo seus amigos informados. Basta acessar o site e cadastrar seu destino.
O sucesso do serviço foi tão grande que, em alguns dias, a Lufthansa precisa fechar o site para novos usuários devido a grande quantidade de visitantes além da esperada.
Giovanni + DraftFCB
http://www.facebook.com/giovannidraftfcb
E foi em relevância que a agência apostou ao criar a sua página no Facebook que já conta com mais de 580 fans, sendo a página de agência brasileira mais popular. Com novidades do mundo digital publicadas 2 a 3 vezes por dia desperta sempre reações muito positivas:
- Desmassificação, frase de Alvin Toffler
- (Des)Conferência na FAAP - Ação em midias sociais
- O culpado pelo sucesso do Orkut no Brasil
- Fabio Costa na Cutwater
- iG com Google
Nenhum comentário:
Postar um comentário