Sexta-feira retrasada o portal iG anunciou acordo com o Google, envolvendo a adoção pelo site brasileiro da plataforma de tecnologia de email, personalização e, futuramente, links patrocinados da multinacional americana. Segundo notícia publicada no Último Segundo, canal de notícias do próprio portal, o acordo pode evoluir para o uso dos softwares Picassa (de fotos) e a integração de mensagens SMS, pela Brasil Telecom, proprietária do iG, com o Orkut, rede social do Google que já foi comentada aqui antes. Na mesma matéria, links para declarações em áudio dos executivos das empresas também estão disponíveis.
Segundo nota aqui no Yahoo! Tecnologia, ao fechar o acordo, o iG abandonou a parceria com o Yahoo! Search Marketing e, de certa forma, deixa de desenvolver estas ferramentas internamente. Nascido em janeiro do ano 2000 com a proposta inovadora de acesso grátis, trazia ainda uma equipe de peso, com nomes como Nizan Guanaes, Alexsandar Mandic e Matinas Suzuki. Nesta época tinha participação da Telemar, depois trocada pela Brasil Telecom, que com seu antigo portal iBest, fez a fusão unificando a operação. A empresa também chegou a anunciar que a sigla do nome, entendida no começo como internet grátis, passava a significar internet generation. Hoje, declara ter 4 milhões de usuários de acesso à internet, dos quais 1,1 milhão usam banda larga. Isto mostra que o mercado de acesso gratuito ainda continua, hoje sendo disputado também com provedores que remuneram pelo tempo de conexão, como o Cresce.net.
Outra matéria publicada aqui no canal, fala da exclusivdade temporária do acordo e da independência do uso das marcas. Segundo o presidente da Brasil Telecom, Ricardo Knoepfelmacher, não faz mais sentido investir em ferramentas de busca e e-mail, agora com a parceria, a operadora poderá focar esforços em novos serviços convergentes.
Publicado originalmente no Yahoo! Tecnologia
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