1.2.07

Novas e Velhas Redes Sociais

friendster

Semana passada uma matéria no site do Estadão trouxe mais detalhes sobre a nova rede social Populy, ainda em fase beta, mas que pretende reunir vídeos, blogs e fotos com mais controle de privacidade que outros sites similares. O novo serviço foi desenvolvido pela Inter.net em parceria com a Intelig, responsável pela infra-estrutura de hospedagem e tráfego. A iniciativa também coincide com a comemoração de 3 anos do Orkut, rede social de maior sucesso no Brasil, como conta esta matéria publicada aqui no Yahoo! Tecnologia.

A reportagem também ouviu alguns academicos, tentando entender a adoção do site pelos brasileiros. O blog Techbits listou algumas novidades recentes no serviço e até mesmo as oportunidades de marketing que foram aproveitadas por algumas empresas e membros da rede. Aliás, o sucesso inesperado e amplo do Orkut impulsionou por aqui o surgimento de inúmeras redes sociais: Beltrano, UolK (que foi lançado com o nome Uolkut), Gaia do Terra, Link do Estadão, etc, etc. O próprio Yahoo! 360 (em inglês) é outra das iniciativas na mesma sintonia.

Lembro que antes disso tudo, o site Friendster chegou a ter alguma repercussão entre os brasileiros, mas foi o Orkut que mais rapidamente atraiu participantes, mesmo chegando depois. Como é um sistema fechado, no começo restrito apenas à convidados (que por sua vez ganhava o direito de convidar outros), criou-se, imagino, uma sensação de exclusividade e intimidade que foi condutor importante deste sucesso. Eu iria mais longe, talvez este foi o site que inaugurou o hábito de publicarmos fotos de nós mesmos na internet, antes dele não me lembro de associar emails e mensagens instantâneas com carinhas e rostos sorridentes em fotos 3x4 digitais, como frequentemente acontece hoje em dia :-)

Post originalmente publicado no Yahoo! Tecnologia

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Boo-Box

  ©Template by Dicas Blogger.

TOPO