27.2.07

A Disputa dos Laptops da Criançada

Mês passado os primeiros computadores portáteis educacionais, que comentei aqui antes, chegaram ao país para serem avaliados antes de uma eventual distribuição para alunos do ciclo básico. Matéria publicada aqui no Yahoo! Tecnologia detalhou melhor o assunto, incluindo uma comparação com o projeto Classmate, da Intel. Ainda aqui no canal, galerias de fotos do OLPC e do Classmate, dão uma idéia dos respectivos projetos. Informação publicada no jornal Valor (para assinantes) relata também que a AMD pode entrar na disputa, com sua proposta de equipamento para inclusão digital e educação. Outro concorrente no páreo é o Mobilis, da empresa indiana Encore, que tomou a iniciativa de anunciar a fabricação do equipamento no Brasil e está sendo testado na UFRGS, ao lado do OLPC.

Em Brasília, a Carol Grilo, teve a oportunidade de acessar seu blog Fofysland em um dos laptops de teste e publicou a foto da tela no Flickr (acima), ficou bacana. E o mais inusitado, no começo do mês o jornalista de tecnologia Guilherme Felliti conseguiu uma foto das 3 alternativas de laptops juntos (OLPC, Classmate e Mobilis) e publicou em seu blog Chá Quente.

Guilherme também avisou que a alternativa brasileira, conhecida como Cowboy, não será considerada. Tempos atrás o professor Silvio Meira contou sobre este projeto da Unesp de Bauru em seu blog e o site do Estadão também publicou informações sobre a pesquisa. Lembrei q houve outra tentativa nacional hoje esquecida, o Caderno Digital, experiência aplicada em escolas do Paraná em 2002.

Para não incorporar a sigla estrangeira OLPC (One Laptop per Children), o governo rebatizou a iniciativa de Projeto UCA - Um Computador Por Aluno, já o jornalista Meira da Rocha, reunindo notícias e textos de defensores e detratores do projeto, continua usando a tradução Um Laptop Por Criança em seu site. Se você não é mais estudante mas ficou interessado, segundo matéria da Folha de São Paulo, estes computadores tem a chance de serem vendidos também para o consumidor final.

Originalmente publicado no Yahoo! Tecnologia.

Posts relacionados:
- Reciclagem de caça níqueis
- Laptop da criançada - Computador portátil grátis para estudantes
- Artigo de Tati Wells e Adriana Veloso no Yahoo! Educação

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Boo-Box

  ©Template by Dicas Blogger.

TOPO