22.3.07

Instituto Internacional de Neurociências de Natal

Foi inaugurado dia 23 do mês passado o Instituto Internacional de Neurociências de Natal Edmond e Lily Safra (IINN–ELS), em Natal/RN. Segundo matéria da Folha de São Paulo, reproduzida no site Jornal da Ciência, o projeto, ambicioso, pretende criar no Brasil um instituto de ensino e pesquisa cientifica de nível mundial. Concebido 4 anos atrás pelo médico e cientista Miguel Nicolelis, da Universidade Duke nos EUA, originalmente seria instalado no Piauí, um dos estados mais pobres do país, propositadamente para incentivar a descentralização do conhecimento e provar que atualmente a distância não é mais fator limitante.

Outra matéria de anos atrás no site do Instituto Ciência Hoje, conta do esforço para conseguir recursos para o instituto e o plano de manter o Piauí e outros estados do norte e nordeste como locais de expansão. Dinheiro de governos federais, estaduais e instituições privadas, como atesta o atual nome oficial do instituto, foi necessário para o projeto se materializar em 5 prédios, equipamentos de última geração e salários para todo o time.

O diretor do instituto, o biólogo Sidarta Ribeiro, concedeu entrevista para a Agência Fapesp onde conta a preocupação social e planos de pesquisas, continuando o pioneirismo de Nicolelis em registros de multieletrodos. Segundo a Wikipédia, parece que foi esta descoberta que permitiu o desenvolvimento da tecnologia de controle de próteses e braços robóticos controlados diretamente pelo cérebro. Quem também explica estas experiências do brasileiro em laboratórios americanos, mas de maneira mais informal, é Hermano Viana, idealizador do site colaborativo Overmundo, projeto que divulga a cultura brasileira de forma descentralizada e que paradoxalmente viu no novo instituto muitas das mesmas ambições e ideais.

Publicado originalmente no Yahoo! Tecnologia

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Boo-Box

  ©Template by Dicas Blogger.

TOPO