25.4.11

TwitCarreiras Estácio EAD - 1ª ação de mkt no Tinychat no Brasil

No mês passado, dias 22 e 29 de março de 2011, transmitimos as duas primeiras edições do TwitCarreiras, debate online via webcam no TinyChat com a Marimoon, VJ da MTV e convidados. Aqui na Plano Digital sugerimos esta açao para a Estácio EAD como uma maneira de divulgar seus cursos e sua marca no mercado de ensino à distância e formação profissional utilizando as midias sociais.

A Marimoon foi escolhida por sua ligação com a web e as redes sociais (hoje o perfil @marimoon no Twitter tem 971.319 seguidores) e por já ter protagonizado campanhas de merchandising na MTV para a Estácio EAD anteriormente. Ao lado da VJ, na mesa principal, tivemos com convidados Eline Kullock (@elinekullock presidente do Grupo Foco e palestrante de RH) na estréia, e Volney Faustini (@volneyf consultor, ex-presidente da ABT Associação Brasileira de Teleserviços) na segunda edição. Representando a Estácio, a professora Andréa Bittencourt, na pauta dos debates, o mercado de trabalho, geração Y, recrutamento, educação e empregabilidade.


Tinychat, Twitcam e TreinaTom

Além dos participantes no estúdio da Produtora Fotossíntese em São Paulo/SP, convidamos blogueiros e twiteiros para participar via webcam. Um dos motivos que escolhemos o Tinychat foi justamente a possibilidade de transmitir até 12 câmeras simultâneas, além das conexões via chat com texto e a opção de login com contas do Twitter e Facebook. Diferente da Twitcam, ferramenta mais popular, mas que permite apenas uma webcam. Aliás, a Twitcam já está sendo bem utilizada por clubes de futebol como o Santos F.C., que transmite coletivas de imprensa e reportagens em seu perfil @santosfc, mesmo depois de escândalos com seus jogadores flagrados em trocas de ofensas pela webcam. Outro uso comercial da Twitcam foi a série @asbrahmeiras (17.904 seguidores), onde as reporteres Mel e Cris discutiam a rodada no programa Brahmeiro Futebol Clube do Esporte Interativo no final de 2010.

Desta forma, acredito que a Estácio EAD inaugurou com o TwitCarreiras o uso do Tinychat em uma ação de marketing e divulgação no Brasil. A ferramenta de discussão com vários debatedores simulou bem um ambiente de aprendizado online, permitindo aos espectadores e participantes vivenciar na prática o potencial do ensino à distância. Tivemos assim, além da Marimoon e convidados na mesa principal, vários participantes via webcam: Bia Granja (@biagranja representando o site Results On), Maestro Billy (@maestrobilly), Tiago Yonamine (@sushist do Twitter @trampos), Liliane Fonseca (@Lili_Fonseca do blog Minha Carreira), Ricardo Cabianca (@cabianca), Marina Santa Helena (@santahelena) e Gustavo Periard (@gperiard do blog Sobre Administração).

Foi muito legal a participação de todos, compartilhando suas experiências pessoais, primeiras entrevistas de emprego, formação universitária e carreira, clientes. etc. Aproveito para agradecer tb outros blogueiros que foram receptivos a idéia, Conrado Navarro (Dinheirama), Marina Rodrigues e Vinicius MontSerrat (Sucesso News), Augusto Campos (Efetividade), Beto Veiga (Betoveiga.com), Gabriel Galvão (Ponto Marketing), Jack (Tribo do Mouse), Bernardo Pina (Produzindo.net) e Maria Ceschini (Papos na Rede). Aliás, no Papos da Rede, que patrocina chats quinzenais sobre comunicação digital, Maria Ceschini utiliza o TreinaTOM, ferramenta de sala de aula virtual e eventos online integrada a webcam.

Agência Artplan, branded entertainment desde os anos 80

Criamos a ação no Tinychat por intermédio da Agência Artplan, que cuida da publicidade da Estácio em todas as midias. Foi uma experiência inédita mas de certa forma pertinente para uma empresa que desde seu início inovou misturando eventos, entretenimento, conteúdo, ocupação urbana, marketing boca-a-boca e publicidade. Como todo mundo sabe, a Artplan inventou o Rock In Rio e a Árvore de Natal Gigante na Lagoa.

Finalizando, tenho certeza que os alunos e interessados que presenciaram os debates do TwitCarreiras aproveitaram a chance de ouvir informações muito úteis e interessantes. Aproveitamos o evento para lançar o perfil @Estacio_EAD no Twitter, hoje com 297 seguidores. Foi muito legal ver os profissionais convidados, a professora Andréa e os blogueiros, compartilharam experiências e dicas e a Marimoon, claro, twitando, encaminhando as conversas, integrando as diferentes webcam e trazendo perguntas que o público digitava no chat.

A oportunidade de trabalhar com a Marimoon depois de quase uma década como fã (virou uma das minhas "ídalas" em 2003 quando liderou a rebelião dos brasileiros contra os limites impostos pela cobrança da assinatura no Fotolog) foi extraordinária. E completando a equipe de midias sociais da Plano Digital envolvidos na ação, Juliana, tb autora do blog Jujubalândia, e Gisela Rao, que tb comentou a performance da VJ e os bastidores do TwitCarreiras em seu blog Vigilantes da Auto Estima: Menos perfeição, mais jogo de cintura.


Posts relacionados:
- Videocurriculum, Video Portfólios e Videos Motivacionais no YouTube
- 1ª ação de marketing no LinkedIn no Brasil
- Estou na Plano Digital. Sede em Brasília, home office em SP
- Marimoon no Scrap MTV
- Entrevistas na cama com blogueiras, sobre rodas
- Fim dos cursos inteiramente presenciais
- Frase da Marimoon sobre a MTV
- Frases do debate do Estadão com blogueiros
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Boo-Box

  ©Template by Dicas Blogger.

TOPO