12.12.06

O homem que criou o ITA

A vida do marechal-do-ar Casimiro Montenegro Filho, criador do ITA (Instituto Tecnológico Aeroespacial, fundado em 1950) e do CTA (Centro Técnico Aeroespacial) é assunto de duas biografias lançadas recentemente. Uma delas, Montenegro - As aventuras do Marechal que fez uma revolução nos céus do Brasil, foi escrita por Fernando Morais, o mesmo autor de Olga e Chatô.

Em entrevistas, o autor confessou que antes da escolha do biografado, nunca tinha ouvido falar no marechal e que até teve preconceito achando que a trajetória de um militar não seria interessante. Diferente talvez se o personagem fosse César Lattes ou mesmo Jayme Tiomno, já citado aqui, fundadores do Centro Brasileiro de Pesquisas Físicas também nos anos 50. De qualquer forma, Fernando Morais não deixou de lado a fama de bon-vivant do marechal Montenegro.

O outro livro, Casimiro Montenegro Filho - Trajetória de um visionário é de Osires Silva, que presidiu a Embraer (empresa nascida no instituto) e foi ex-aluno do ITA. Conta-se que o militar visitou o MIT em 1941 e inspirou dali o modelo de uma entidade aberta para a pesquisa e a comunidade, diferente da visão tradicional, restrita ao serviço das forças armadas. De certa forma ele acreditou que o país teria condições de um dia fabricar aviões. O colunista de tecnologia Ethevaldo Siqueira, leu os livros e publicou uma resenha no Jornal O Estado de São Paulo que foi replicada no site da FCMF, fundação criada em homenagem ao pioneiro.

Post originalmente publicado no Yahoo! Tecnologia.

Posts relacionados:
- Os presidentes da Embraer
- Zeferino Vaz, fundador da Unicamp
- O segundo astronauta brasileiro

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Boo-Box

  ©Template by Dicas Blogger.

TOPO