19.6.07

Os Presidentes da Embraer

MALBEC001BLOG
Desde o fim do mês de abril o engenheiro Frederico Curado comanda a Embraer, empresa símbolo do avanço tecnológico e de sucesso nas exportações. Funcionário da companhia há 23 anos, assumiu a vaga deixada por Maurício Botelho, que presidia a Embraer desde 1995.
Matéria na Revista Época Negócios - No coração da Embraer - publicada em março, tentava desvendar o clima da transição e as diferenças de estilo dos executivos e seus possíveis reflexos na gestão e projetos da companhia. A reportagem destaca que a empresa está lançando aviões menores, uma estratégia que Botelho já tinha antecipado em sua entrevista de despedida do cargo, publicada também em março no jornal Estadão: Na Embraer de Botelho, negócios de US$ 15 bi e inovovação permanente.

Robustez, despachabilidade e confiabilidade são os conceitos de aviões maiores que foram adotados nos modelos de aviões executivos, que desde 2002 atingiram 100 unidades entregues e contam com 400 pedidos para os novos modelos. A matéria do Estadão, além dos boatos sobre a futura atividade do presidente aposentado, reforça que a Embraer alcançou hoje mais de 19 mil funcionários e é a terceira maior companhia do setor no mundo. Lembra ainda da aposta arriscada da fábrica na China em 2002, que demorou 4 anos para trazer algum retorno.

Para completar, vale lembrar o primeiro presidente da companhia, quando a empresa era estatal: Ozires Silva. Autor do livro A Decolagem de um Sonho - A História da Criação da Embraer, recentemente publicou mais 2 títulos, Cartas a Um Jovem Empreendedor e a biografia do do marechal-do-ar Casimiro Montenegro Filho, que citei aqui na coluna O Homem que Criou o ITA.

Post publicado originalmente no Yahoo! Tecnologia.

Post relacionado:
- O sucesso da Embraer segundo Adélia Borges

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Boo-Box

  ©Template by Dicas Blogger.

TOPO