21.6.07

O brasileiro da eletricidade sem fio

Notícia publicada dias atrás aqui no Yahoo! Tecnologia, Eletricidade sem fio está a caminho, anunciava o experimento bem sucedido do MIT com uma nova tecnologia que permite carregar equipamentos elétricos remotamente. Segundo a matéria, na demonstração uma lâmpada de 60 watts foi acesa sem qualquer conexão física com a fonte de energia, a uma distância de 2 metros. Pelo que entendi o sistema utiliza um campo magnético, entre o gerador e o aparelho, onde vibram ambos numa certa freqüência.

Um cientista nascido no Rio e criado em São Paulo participa da equipe do projeto. Matéria no jornal Diário do Comércio - O brasileiro André Kurs provou que eletricidade sem fio é possível - traz uma entrevista com o físico de 25 anos, que antes do MIT estudou em Princeton, Nova Jersey. Segundo Kurs, a experiência nasceu da necessidade de Marin Soljacic, seu orientador na pesquisa, querer carregar o celular de uma maneira mais fácil. Soljacic também batizou a tecnologia de Witricity, ou Wireless Eletricity (eletricidade sem fio).

O blog Spiceee Pensaletes também repercutiu a descoberta no post Goodbye Wires?, onde incluiu o link para a página no MIT News (em inglês).

Publicado originalmente no Yahoo! Tecnologia

Posts relacionados:
- Instituto Internacional de Neurociência de Natal
- A disputa dos laptops da criançada
- O segundo astronauta brasileiro

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Boo-Box

  ©Template by Dicas Blogger.

TOPO