Com a popularizaçao das redes sociais e a incorporação do acesso cada vez mais frequente e demorado no hábito de navegação dos brasileiros na internet, o monitoramento e detecção de comentários e boatos começou a ser importante para empresas e marcas.
Segundo matéria no Estadão - Empresas Nascem e Mudam para Acompanhar a Web (para assinantes) - publicada em 04/03/2007, um serviço batizado de I-Brand também oferece uma avaliação da saúde das marcas no ambiente online. Criado pelo I-Group, empresa cujo diretor geral e Ricardo Almeida, tem ainda como sócio Indio Brasileiro Guerra Neto (ex-UOL e Starmedia), o serviço foi criado para reagir a um cenário onde cada consumidor anônimo se transforma em um veículo de informação.
Em julho de 2007 o IDG Now publicou - Boca-a-boca virtual: o que falam da sua empresa na internet? - com declarações de Alessandro Lima, diretor de negócios da e.Life que oferece um acompanhamento a partir de um sistema automatizado, que rastreia e busca dentro de redes sociais e blogs, citações de marcas e frases que indicam tanto o desejo de compra quanto críticas e reclamações. A reportagem também cita Ciro Dias Reis, presidente da Imagem Corporativa, outra empresa que também desenvolveu uma metodologia para monitorar marcas nas mídias sociais e Thiane Loureiro, da Edelman Brasil.
A Edelman já a algum tempo testa metodologias para empresas atuarem nas redes sociais, como o Story Crafter ou Social Media News Release nos EUA e aqui no país, mantém um blog corporativo interessante, o Ei! Expressões de Idéias.
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