30.12.09

Palestra sobre Mkt Viral, Redes Sociais e Empreendedorismo

Pra quem se interessar, segue a minha apresentação no 9º Café Empresarial CDT UnB com um resumo do que falei no evento, que aconteceu dia 24/9/2009 pelo programa Multiincubadora de empresas do Centro de Apoio ao Desenvolvimento Tecnológico da Universidade de Brasília.

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Slides 1 a 4
Depois de me apresentar (publicitário, trabalhando com web desde 96, nos ultimos 3 anos em mkt viral e redes sociais e agora na criação online da 141 SoHo Square) agradeci o convite e contei que estava muito contente em falar com empreendedores de tecnologia incubados na Unb. Isso pq acredito que o potencial e o atual prestígio que o marketing e a comunicação boca a boca alcançou foi em grande parte influenciado pelo sucesso dos empreendimentos de tecnologia e serviços web que permitiram a popularização da internet, digitalização e descentralização da informação, etc. A cultura da "garagem" do vale do silicio e do desenvolvimento de software de código livre e aberto extrapolou a área de tecnologia e invadiu a comunicação, entretenimento e publicidade. Citei tb a entrevista publicada na revista Technology Review (do MIT) com a fundadora do Ning (site que permite a criacao de redes sociais) sobre o termo Viral Expansion Loop, que justificaria o sucesso de um empreendimento online a partir da curva do crescimento dos usuários.

Slides de 5 a 11
A partir do ranking das marcas mais valiosas da Interbrand, selecionei exemplos de marketing boca a boca e redes sociais adotadas por marcas lideres da área de tecnologia. Google (Blogs de serviço, videos colaborativos, etc), Apple (evangelistas, desenvolvimento de produto orientado a RP, etc), Microsoft (ações com humor, aposentadoria do Bill Gates, etc) e, aproveitando que estava em Brasília, comentei até o uso de factóides por políticos como Cesar Maia e Eduardo Suplicy. Como a Coca Cola é a marca numero 1 do ranking Interbrand, citei o sucesso dos videos da Coca Light com Mentos, que mesmo provalvelmente iniciado de forma espontânea, foi encarada de forma muito positiva pela direção da empresa.

Slides de 12 a 15
Citei marcas pouco conhecidas que tiveram sucesso com o mkt boca a boca. A Blendtec, fabricante de liquidificadores conseguiu alcançar popularidade no YouTube, a partir de videos aparentemente simples de demostração de produto (formato básico na publicidade). Como a promessa deles é de triturar tudo, filmaram o iPhone no liquidificador Blendtec, na época em que o aparelho estava no auge do buzz. Citei o uso do Twitter pela Zappos (loja online de calçados, recentemente comprada pela Amazon) e ainda o Melhor Emprego do Mundo pela secretaria de turismo de Queensland, Austrália. Aproveitando que estava na UnB, mostrei o video (Rap do Grande Hadron) feito para divulgar o Acelerador de Particulas do CERN. Para os empreendimentos iniciantes, o boca a boca nos blogs e redes sociais pode ser positivo para melhorar e amplificar os resultados de busca no Google, local onde a grande maioria das pessoas inicia a navegação web.

Slides de 16 a 18
Terminei a palestra citando rapidamente algumas ações que participei, inclusive a divulgação da então startup colmeia.tv, onde fizemos videos com experimentos usando o game Wii. Tb falei da ação dos Estagiarios 141 e deixei meus contatos e links nas redes sociais.

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