Desde o começo do ano tenho notado uma movimentação maior das empresas em adotar o formato blog em suas ações de comunicação. Apesar de ter visto blogs patrocinados ainda em 2002, iniciativa da Motorola aproveitando o MVB da MTV se não me engano, somente agora a ferramenta ganhou maior presença comercial. Talvez os pioneiros desta nova leva tenham sido os blogs da Tecnisa e Skype Brasil, que estão no ar desde o ano passado. Mais recentemente ganharam a companhia de Simplescidade da Phillips, Auto Performance da Petrobrás, Viajante Mastercard, Sua Vida Trouxe Você Aqui da Chevrolet, Eles 3 da Close-up, Imagine MP3 da Samsung, etc.
No ar desde março, o Blog do Pimentel da Nextel, além de fazer parte deste movimento de blogs de empresas, talvez tenha entrado pra história como o primeiro blog com comercial na TV do Brasil. Mas não foi o primeiro blog a aparecer na TV, o Blog do Vampiro Boris, feito pra divulgar uma novela da Globo em 2003, aparecia na telinha como coadjuvante da trama. A ação do blog do Pimentel foi criado pela Energy Young & Rubican e estou envolvido no projeto através da produtora Colmeia.
Outra iniciativa recente, os blogs de moda patrocinados que citei aqui na coluna Fashion x Machion, teve seus bastidores revelados pelo colunista de tecnologia Guilherme Felitti em seu blog Chá Quente no post A história por trás do Moto-A-Porter. Talvez antecipando toda essa agitação, o livro Blog Corporativo lançado ano passado pelo consultor Fabio Cipriani, conseguiu perceber o momento em que esta ferramenta de comunicação começa a ser adotada como mais uma opção no mundo dos negócios e da publicidade. Porém, os resultados de uma pesquisa da Rapp Collins que foi matéria no Estadão, revela de um lado um grande potencial de crescimento e de outro uma medida real da dimensão disso tudo: Blogs corporativos ainda são raros no Brasil.
Publicado originalmente no Yahoo! Tecnologia
Posts relacionados:
- Rosana Herman no iG - Sala de TV
- Fashion x Machion
- Blogs Motorola na SPFW e Cibersalão BH
Dicas para ser um Homem mais Elegante
Há uma hora
Nenhum comentário:
Postar um comentário