5.5.07

O censo da internet do IBGE

Em março o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) divulgou os resultados da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (PNAD), feita em conjunto com o Centro de Estudos sobre as Tecnologias da Informação e da Comunicação (CETIC.br) do Comitê Gestor da Internet no Brasil. Segundo matéria aqui no Yahoo! Tecnologia, a pesquisa apontou que o internauta brasileiro é jovem e minoria entre a população. O texto ainda lembra que foram consultadas quase 400 mil pessoas, ainda no ano de 2005.

Outras notas aqui no canal analisaram detalhes dos resultados, que indicam que 37,2% dos brasileiros não usam internet por falta de acesso a computador e, para os que acessam, a educação é principal motivo. Nas estatísticas, nosso país é o líder na América Latina em número de usuários, mas ocupa o quarto lugar em penetração. Internamente o Distrito Federal lidera com 41% da população conectada, com São Paulo em segundo lugar no ranking nacional. Segundo o site Folha Online, os internautas consultados preferem navegar de casa e apenas 10% costumam acessar de locais públicos gratuitos.

Comparando os números do IBGE com de outros institutos, segundo números de fevereiro divulgados pelo IBOPE em nota aqui no canal, o Brasil continua liderando como o país que utiliza a internet por mais tempo, com uma duração média de 19 horas e 7 minutos por mês. Já o site Consumidor Moderno citou pesquisa do Latin Panel na matéria Baixa renda, alta conectividade, com números interessantes como o uso de sites de redes sociais e envio de mensagens SMS, onde 51% são da classe C, D e E.

Pra fechar essa overdose de dados, talvez como reflexo dos incentivos fiscais que comentei aqui na coluna Computadores com PAC, o site da revista Pequenas Empresas & Grandes Negócios publicou uma pesquisa da consultoria IDC Brasil avisando que agora somos o 3º maior mercado de PCs do mundo, com cerca de 6 milhões de desktops vendidos em 2006.

Publicado originalmente no Yahoo! Tecnologia

Posts relacionados:
- Números do MSN Messenger no Brasil
- Contando mortos na internet
- Perfil do consumidor de tecnologia segundo o Ibope

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Boo-Box

  ©Template by Dicas Blogger.

TOPO