Quase um ano atrás, aproveitando a visita do presidente dos EUA, que comentei na coluna A Visita do Bush, nota no Estadão publicada em 07/03/2007 anunciou que Grupo Marchiori Cria Tecnologia de Biodiesel com Baixo Custo. Lançada na Feira de Negócios de Bioenergia (Feicana) em Araçatuba/SP, a tecnologia movimenta a usina instalada em Piracicaba/SP pertence ao grupo e era a única do pais na época, com reator fabricado com tecnologia totalmente brasileira. Outras usinas em funcionamento tem reatores importados da Itália, Alemanha ou Canadá. Na matéria, o diretor de energia do Grupo Marchiori, Luiz Barbosa, defende que a usina brasileira é mais barata, mais fácil de montar e elimina etapas no processo de produção do biocombustível. Segundo Luiz uma usina para 25 mil litros/dia sai por R$ 15 milhões, enquanto uma de origem estrangeira custaria em torno de R$ 50 milhões. Além disso, por ser montada em módulos de fibra de vidro, permite uma rápida ampliação e usa soja ou sebo animal como matéria prima.
No site da Folha, a notícia - Unicamp Produz Tecnologia Para Biodiesel Mais Verde - publicada em 30/06/2007 fala do novo processo desenvolvido na universidade que elimina uso do tóxico metanol na fabricação do biocombustível. A partir do trabalho do pesquisador Antonio José da Silva Maciel da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), o uso do metanol, derivado do gás natural (combustível fóssil) está presente em até 25% para cada litro de biodiesel. O catalisador feito pela Unicamp pode funcionar a partir do álcool, que assim como o metanol, ajudam na quebra da gordura animal ou vegetal, que resulta no biodiesel e em outros produtos, como a glicerina.
Segundo o pesquisador, a tecnologia da Unicamp já foi licenciada para as empresas Biocamp e a Cooperbio de Mato Grosso. Outro cientista entrevistado na reportagem, Miguel Dabdoub, da Universidade de São Paulo (USP), está confiante de que o país vai continuar na vanguarda tecnológica do biocombustível e defende que temos que exportar e compartilhar a tecnologia, criando competência para criar um mercado.
Publicado originalmente no Yahoo! Tecnologia.
Posts relacionados:
- Gringos no etanol
- Catálogo online da Embrapa
- Brasil, um gigante verde discreto
- Biodiesel animal
- Enerbio
- Mais tecnologia do álcool para exportação
Nenhum comentário:
Postar um comentário