Estava previsto para entrar no ar em outubro o game Interzone Futebol, game desenvolvido para o Brasil pela empresa americana
Interzone Entertainment. Nota no site
Meio & Mensagem - Futebol: game em primeira mão para o Brasil - publicada em 01/09/2008, conta que o game recebeu investimentos de R$ 50 milhões, e é o primeiro Massive Multiplayer Online Game (MMOG) a ser lançado em português, antes mesmo da versão em inglês.
Jairo Rozenblit, vice presidente mundial e gerente geral da Interzone no Brasil, conta que o game é um mix de interação e ação que tem como cenário o bairro de Ipanema, no Rio de Janeiro/RJ. Segundo a nota, a Interzone montou um estudio em Alphaville, em Barueri/SP, empregando 30 pessoas responsáveis pelo suporte técnico e interface com a internet, ao vivo (Live Team).
Materia no jornal
Valor - Futebol inspira primeiro jogo da Interzone - publicada em 19/08/2008, conta que a empresa escolheu o Brasil para comandar a criação do game que marca sua estréia no mercado. O pais foi escolhido pelo próprio fundador da companhia, Marty Brickey, que começou o desenvolvimento há 3 anos atrás. Marty foi proprietário da Flyover Entertainment, que criava jogos para console, vendida para a Vivendi, gigante do setor.
Segundo a matéria, o jogo terá dois modelos para gerar receita: publicidade e comércio de itens virtuais. Na publicidade, anunciantes pagarão pelo espaço em placas no estádio, chuteiras e uniformes. No comércio de itens, jogadores poderão comprar produtos virtuais que poderão melhorar seu desempenho, como chuteiras que melhoram a velocidade e bebidas energéticas que fortalecem os personagens.
Segundo Jairo Rosenblit, sua estimativa é que o Brasil tenha 10 milhões de usuários de games online massivos, os mais aficcionados passam de 10 a 11 horas por semana jogando. O jogo é fruto dos 3 estúdios da empresa no mundo, além de Alphaville, que comanda a operação, Guangshou na China é responsavel pelo design e 3d e Perth na Austrália, responde pela programação. A sede da Interzone fica em Chicago, responsável pela administração e finanças.
Lembro quando no começo dos videogames, nos anos 80, os games de futebol eram desenvolvidos pelos EUA e Japão, países então sem nenhuma tradição no esporte. Isso ficava claro no resultado final do jogo. Isso mudou, talvez fruto do próprio envolvimento destas culturas com o futebol, depois de hospedar copas do mundo, e em parceria com empresas e desenvolvedores europeus. Hoje games como o Winning Eleven da Konami (que na Europa se chama
Pro Evolution Soccer) e o
Fifa Soccer da EA, tem jogabilidade proximas a perfeição. Mas ainda acho que a contribuição da cultura brasileira nos games pode trazer um elemento inesperado, como foi no futebol de verdade a invenção do drible, da bicicleta, da folha seca, da paradinha... concordam?
Post publicado originalmente em meu Blog no Yahoo! Tecnologia.Posts relacionados:-
TriLinea, game brasileiro no Xbox-
Copa do mundo de games, ESWC-
Canais de futebol pela web, IPTV-
Modificações brasileiras de games-
Taikodom e o mercado brasileiro de games-
10 anos de Hattrick e 1 ano de GameGol-
Experiências com Wiimote-
Games MMORPG populares-
Real Networks comprou Atrativa
Nenhum comentário:
Postar um comentário