1.9.08

Avião feito em casa

Demoiselle

Lembrei que ano passado no Estadão, a matéria - Eles Constroem Aviões Pelo Prazer de Voar - publicada em 30/09/2007, revelou um pouco do universo de ex-pilotos, executivos e engenheiros que constroem os próprios aviões como meio de transporte ou lazer. Na época, a Associação Brasileira de Aviação Experimental (Abraex) calculava que 80 aeronaves com até 4 lugares seriam construídas em 2007. Claudio Berretta, presidente da Abraex e ex-piloto comercial com 12 mil horas de vôo, estava construindo seu segundo avião, um projeto italiano que pode custar U$ 50 mil.

Francisco Honorato, engenheiro mecânico aposentado, estava construindo seu terceiro avião, projeto do americano Burt Rutan, famoso por ter criado o avião que deu a volta ao mundo sem abastecer. A Abraex, em parceria com a Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), conclui recentemente um projeto totalmente desenvolvido no país, um avião de 2 lugares com custo de ate R$ 55 mil e cujo protótipo está sendo construído em Vargem Grande do Sul/SP.

No entanto, ainda no Estadão, a matéria - "São Caixões Voadores", diz Empresário - publicada em 30/07/2008, traz opiniões contra e a favor dos aviões experimentais. Marcos Valdir Dias, dono de uma oficina de manutenção de aeronaves. ex-proprietário de um ultraleve, em abril de 1999 caiu em um cemitério e sobreviveu por um milagre. Desde então deixou de trabalhar com aviões artesanais para não ficar com dor na consciência, além disso acusa que boa parte destes aviões são de "fundo de quintal", feitos com matériais de má qualidade e peças de origem duvidosa.

No Estadão, Marcos afirma: "Qualquer un pode importar un kit, montar um avião na garagem de casa e depois sair por aí". O kit com motor, hélice e peças principais custa a partir de R$ 25 mil e as vendas são feitas pela internet por várias empresas importadoras. A favor dos aviões feitos em casa, Jair Italiani de Indaiatuba/SP, está construindo um ultralev AC-15 e registra a experiencia em um blog Construindo um Mac 15.


Post publicado originalmente em meu Blog no Yahoo! Tecnologia.

Posts relacionados:
- Biocombustível para aviação
- O jeito brasileiro de fabricar aviões
- O sucesso da Embraer segundo Adélia Borges

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Boo-Box

  ©Template by Dicas Blogger.

TOPO