13.11.08

Gizmodo no Brasil

Completou 2 meses no ar a versão brasileira do blog Gizmodo (Gizmodo Brasil), um dos blogs mais visitados do mundo dedicado a novos produtos e serviços de tecnologia. O jornalista Adriano Silva, que trabalhou no Fantátisco da TV Globo e revistas impresas, é o editor do blog no Brasil, responsável por manter atualizado com cerca de 40 e 45 posts diários, entre conteúdo local e traduzido do Gizmodo americano.

Segundo a nota no suplemento Link do Estadão - Gizmodo Brasil Completa Um Mês - publicada dia 13/10/2008, a meta é chegar a 80 posts diários traduzidos do conteúdo estrangeiro e a produção de 20 posts no país. Segundo o Link, depois de um mês no ar, a versão brasileira já somava 1 milhão de page views e 180 mil usuários únicos. Na época, o Gizmodo Brasil estreava os canais patrocinados: Hotspot HP, sobre arte digital, anunciando ainda Intel e Pepsi. A nota também registra que o endereço .com teve queda de 56% nas visitas, enquanto que o .br cresceu 7% entre julho e setembro.

No jornal Valor, notícia publicada em 01/09/2008 - Blog Gizmodo monta operação no país - conta que o nome do blog deriva do termo "gizmo", usado nos EUA como sinônimo de apetrechos digitais, tb chamados "gadgets". Terceiro no ranking do Technorati a versão americana tinha 8 milhões de usuários únicos por mês e 60 milhões de páginas vistas mensais, segundo o Valor. Já a versão brasileira é iniciativa da empresa Spicy Media, que até então atuava principalmente como varejista de eletrônicos e informática.

A matéria ainda cita números do Ibope Net Ratings de junho quando pela primeira vez os blogs foram visitados por mais da metade dos internautas brasileiros, ou seja, 12,1 milhões de usuários. Segundo José Calazans, analista de midia do Ibope Net Ratings, esta audiência de blogs é muito pulverizada e com visitas curtas, o tempo médio de permanência, segundo o instituto, seria de apenas 2 minutos por mês. O Valor tambem cita o BlogCamp São Paulo e uma de suas organizadoras, Lucia Freitas, do blog Ladybug Brasil, que declarou 8 mil visitas por mês e valorizou a independência editorial que o formato permite, com a sustentabilidade financeira em segundo plano.


Post publicado originalmente em meu Blog no Yahoo! Tecnologia.

Posts relacionados:
- Blogueiros ganham só trocado pra cerveja
- Jobson Lemos, Meio Bit e Secundum
- Rede Ecoblogs, agregador e biblioteca online de posts sobre meio ambiente e sustentabilidade
- Condomínios, Fazendas, Redes e Coletivos de Blogs
- Interney Blogs, um por todos e todos por um
- Desconferência dos blogs

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Boo-Box

  ©Template by Dicas Blogger.

TOPO