3.5.08

Blogueiros que ganham só trocado pra cerveja

"Muitos (blogueiros) (...) só pensam em post pago e programas de afiliados. Você não sustenta família com R$ 300. Isso é trocado pra cerveja"
Edney Soares, primeiro brasileiro a largar o emprego pra viver de blogs, em entrevista publicada aqui no Yahoo! Tecnologia em mês passado. Segue copy paste da matéria:
Quer pagar quanto pelo post?
09/04/2008, por Gustavo Miller (AE)

Blogs são o centro de várias discussões no Brasil. Blog versus livro e blogueiros contra jornalistas são duas bem conhecidas. Mas a questão que levanta mais debates e opiniões polêmicas é a monetização dos blogs - ou seja, é bacana ganhar dinheiro com sua página?

Isso ocorre de três maneiras: por meio da divulgação de anúncios de publicidade na página, os banners; por programa de afiliados, como o Google Adsense, que gera renda conforme o número de cliques nos anúncios exibidos no blog; ou pelo famigerado post pago - em que o blogueiro escreve um texto divulgando certo produto após ter tirado um troco para isso.

De um lado, muitos defendem com unhas e dentes o blog independente, como Sérgio Faria, do Catarro Verde. "Post pago é post vendido. Isso é a negação da maior virtude dos blogs: a independência de opinião", argumenta. De outro, há quem veja em sua página um negócio decente, como Guilherme Valadares, de 23 anos, responsável pelo www.papodehomem.com.br, e Bruna Calheiros, de 22, do Sedentário & Hiperativo.

Ambos têm parcerias com agências de propaganda, espaços definidos para publicidade e até um mídia kit pronto (dados e análises sobre o blog, como sua audiência e perfil dos leitores).

Já existem empresas de publicidade que quase trabalham somente com blogueiros - vide a Riot, que até os contrata. "65% dos funcionários daqui têm blog. Eles sabem se articular com todas as ferramentas da web e lidar com qualquer tipo de público", diz Pedro Ivo Rezende, diretor executivo da Riot.

Segundo Rezende (ele mesmo blogueiro - assina o Loser), sua agência visa os blogs de entretenimento. Um site com média de acessos mediano, de 2 mil a 8 mil por dia, ganha de R$ 100 a 300 por post. Os muito populares podem faturar mais de R$ 1 mil por texto publicado.

Para Gustavo Fortes, diretor de criação e planejamento da agência Espalhe, o post pago é infantil e pouco criativo. "O leitor sabe o que é jabá e o blog perde a sua credibilidade", condena ele, que prefere blogueiros formadores de opinião para espalhar virais (Fortes jura não pagar por isso).

Mas e o leitor, como entra nessa história? Será que esses blogs, ao fazerem publicidade à vera, não perderão seu público? "O leitor não gosta que você ganhe dinheiro com o blog. Ele gosta daquela coisa romântica, de só blogar por diversão", analisa Fred Fagundes, do Jacaré Banguela. Para ele, a solução é abrir o jogo e avisar que tal tópico é uma publicidade.

Justamente por muita gente não fazer isso, Valadares criou a Campanha pela Transparência Online. "Muitas agências e empresas pedem para não identificar o post pago - mas isso vai contra o Conar (Conselho de Auto Regulamentação da Publicidade), que define que toda propaganda deve ser caracterizada como tal", justifica.

Edney Souza, o dono do portal de blogs Interney.net, é uma das raras pessoas que vivem apenas de seu blog. Ele, que se acha mais empresário do que blogueiro, define o blog como uma mera ferramenta de comunicação.

"Para virar um negócio, é preciso investir em seu conteúdo e na interação com o leitor. Isso me dá audiência para ganhar com publicidade e reputação, onde terei relevância no mercado e gero negócios a meu favor. Muitos esquecem disso e pensam só em post pago e programa de afiliados. Você não sustenta família com R$ 300. Isso é trocado para cerveja."


Publicado originalmente no Yahoo! Tecnologia.

Posts relacionados:
- Monetização dos blogs por Eduf
- Entrevistas com Rafael Slonik
- Dia da Blogagem Inédita
- Rede Ecoblogs, agregador e biblioteca online de posts sobre meio ambiente e sustentabilidade
- Agregador Secundum agora tem renda direta
- Free Beer, cerveja open source e copyleft
- Interney Blogs, um por todos e todos por um
- O começo do BlogBlogs
- Caipireasy, máquina de fazer caipirinha
- Blogueiros virais e remunerados
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Boo-Box

  ©Template by Dicas Blogger.

TOPO