O agregador de blogs Secundum, criado em abril deste ano, surgiu com a proposta de testar um modelo diferente de remuneração para os participantes. No começo, pelo que entendi, a partir do endereço comum que reunia os posts dos membros da rede, o site exibia banners de vários programas de afiliados e Google Ad Sense, dividindo a receita gerada que variava proporcionalmente à quantidade de visitas que cada agregado trazia.
Depois de um período de desconfiança em relação aos critérios, à transparência e até mesmo ao layout - Cynara postou no blog Mundo Tecno Qual é a do Sec.un.dum? - mesmo assim o modelo cresceu, criou uma comunidade em torno dele e chegou inclusive a testar seu próprio programa de afiliados (ou member get member), como a Cris de Luca escreveu em junho: Sec.un.dum! lança programa de afiliados.
Para minha surpresa, no dia 15/10 o Secundum estampava a seguinte mensagem:
Um basta. Esse site, como agregador de posts, acabou hoje. A proposta era reunir blogueiros e encontrar formas de capitalizar os blogs em conjunto. O problema não sao as formas de “monetização”, pois apesar de este verbo não existir em portugues, há sim maneiras de se alcançar tal propósito. A questão é que o verbo que existe na lingua “reunir”, convenhamos, não existe entre os blogs. Nem vou explicar o que essa afirmação significa. Basta ver o excelente post publicado no BRpoint.net. Está tudo descrito lá. Para cada um participante, são vinte a reclamar e a por para baixo. Resultado: para que perder tempo com quem não tem o menor interesse? Aqui ficará um fórum aberto para debater idéias e divulgar propostas. Sem Adsense. Ficará a loja do Mercado Livre só para ver se ao menos paga a hospedagem. Abs a todos.
Mas parece que agora o Secundum encontrou uma forma menos controversa de dividir a receita, no novo modelo o participante inclui seu próprio código de afiliado Ad Sense ou Mercado Livre, e tem seus banners exibidos concomitantemente aos banners que remuneram o sistema. Direto, sem intermediários, como já fazem os termos de revenue sharing do Flixya e do Simpy há algum tempo.
Apesar de mais individualizado, tomara que o novo modelo continue incentivando a comunidade e a troca de experiências e pautas entre os blogueiros participantes, que mesmo correndo o risco de “elitizar” a partir dos níveis de audiência e receita, o sistema original conseguiu iniciar.
Update: na Campus Party 2008 tirei a foto abaixo com o nucleo inicial do Secundum.
Post publicado originalmente no Blog Colmeia.tv
Posts relacionados:- Condomínios, Fazendas, Redes e Coletivos de Blogs
- Entrevistas com Rafael Slonik
Nenhum comentário:
Postar um comentário