28.11.07

Free Beer (Cerveja Livre) em São Paulo

Vi no Twitter da Flávia Durante que ontem foi o lançamento da Free Beer na Galeria Vermelho em São Paulo. Lembro que quando o projeto foi inaugurado, ele se chamava Vores Ol, desde então acredito que essa idéia de produtos fabricados sob licença copyleft, inspirados no modelo do software livre e na frase “free as in freedom”, pode ser interessante. Ano passado, no evento iSummit no Rio de Janeiro, o ministro da cultura foi filmado experimentando a Free Beer:

No site do projeto Freebeer.org, o blog anuncia que no Brasil a receita e a licença já foi adotada por cervejeiros artesanais e caseiros: Cervejaria Germânia is making FREE BEER in Sao Paulo e Acerva makes FREE BEER. No Twitter da Flávia tem o link pra matéria que saiu na Folha:

Superflex lança cerveja “pública”

Uma nova marca de cerveja é lançada, hoje, na galeria Vermelho: a Free Beer. Entretanto, ao contrário das marcas tradicionais, que tratam como segredo de Estado a receita de suas bebidas, no próprio rótulo da Free Beer está estampada sua receita.

A Free Beer é a nova ação do coletivo dinamarquês Superflex, composto por Bjornstjerne Reuter Christiansen, Jakob Fenger e Rasmus Nielsen. (…)

“Agora estamos propondo uma marca aberta e, nesse sentido, sugerimos um novo modelo econômico, que permite a qualquer um produzir e distribuir cerveja, a partir de uma receita que é pública, além de criar consumidores não obedientes, como gosta o mercado”, conta Fenger.

A Free Beer surgiu em 2004, numa parceria com estudantes da Universidade de Copenhague. “Buscamos transferir os princípios do software livre para algo físico, e a cerveja se tornou um bom exemplo”, conta Nielsen. “Por isso, a Free Beer tem sido comparada ao Linux (sistema operacional gratuito) e à Wikipedia”, diz o artista. (…)

No Brasil, a Free Beer está sendo produzida pela Cervejaria Germânia, que irá comercializar a bebida durante a exposição a partir da versão 3.4, desenvolvida pela empresa.
“A única coisa que pedimos é que cada nova versão seja também tornada pública no site do Creative Commons”, diz Christiansen.

(…) No próximo sábado, às 16h, Ronaldo Lemos, diretor do Creative Commons no Brasil, irá participar de um debate com os membros do Superflex, na Vermelho, e logo após será realizada uma gincana intitulada “Free Beer Pub Quiz”, na qual participantes receberão prêmios ao responderem questões sobre propriedade intelectual e direitos autorais.

Free Beer
Abertura dia 27/11/2007, às 20h; de ter. a sex., das 10 às 19h, sáb., das 11 às 17h. Até 22/12/2007
Galeria Vermelho - R. Minas Gerais, 350, Tel. 3257-2033 - Entrada franca

No Flickr, tem algumas fotos tb:
Free Beer (Cerveja Livre) em São Paulo Free Beer (Cerveja Livre) em São Paulo Free Beer (Cerveja Livre) em São Paulo Free Beer (Cerveja Livre) em São Paulo


Post publicado originalmente no Blog Colmeia.tv

Posts relacionados:

- Free Beer, cerveja open source e copyleft
- TVs nos bares, botecos e restaurantes
- Merchandising reverso, clipe das japinhas no Carrefour
- Blogueiros que ganham só trocado pra cerveja
- Energético Brawndo, mutile sua sede
- Caipireasy, máquina de fazer caipirinha

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Boo-Box

  ©Template by Dicas Blogger.

TOPO