10.4.07

Entrevistas com Rafael Slonik

Rafael Slonik, foi entrevistado pelo Blogue Isso, no podcast publicado no dia 19 de março ele polemiza provando como seu estilo atrai cerca de 13 mil leitores por dia para seus blogs. Meses antes, em entrevista para o blog Papo de Homem, Rafael já tinha contado um pouco de sua rotina como problogger, que o fez alcançar uma receita considerável para quem ainda tem 18 anos de idade.

Segue copy paste da entrevista no Papo de Homem:

Rafael Slonik, 18 anos, R$ 4 mil por mês, parte I

PapodeHomem: Qual sua idade, cidade natal e formação?

Rafael: Primeiramente olá a todos, senhoras, senhores, e aquele pessoal agachado alí no canto. Tenho 18 anos, sou de Ponta Grossa no Paraná (contenha a piada), e atualmente estudo Gestão da Informação, 3º período, na UFPR. Já que estudo em Curitiba é óbvio que moro por lá, mas geralmente só no período de aulas.

PapodeHomem: Como surgiu o blog Novo-Mundo?

Rafael: Surgiu da necessidade de mostrar aos amigos o que eu encontrava na internet. Depois de um tempo a coisa ganhou vida. Ainda lembro que convidei diversos amigos para fazerem parte do blog. Todos se recusaram. Gostaria de saber o que eles pensam agora.

PapodeHomem: Tecnologia se tornou pop. Todo mundo conversa, lê e alguns até arriscam escrever sobre o assunto. No entanto, a tecnologia afeta nossas vidas de muitas maneiras. Em muitos casos, para pior, ao fazer com que as pessoas se fechem em vícios como MSN, email, SMS e Orkut. O Felipe do blog WorkAround fez um ótimo texto sobre isso. Qual sua visão, como alguém na linha de frente de produção e assimilação de conteúdo, à respeito dos efeitos da tecnologia em nossas vidas?

Rafael: Gosto de pensar nas coisas em sentido literal. Sendo assim, a tecnologia está em todo o lugar. Até uma simples cadeira é um produto da tecnologia. Não temos como fugir.
Acredito que as coisas se ajustam naturalmente. Alguns vão morrendo (literalmente) no caminho e o resto se ajusta. A Seleção Natural é implacável.
Para mim o segredo sempre foi o equilíbrio. Que para ser sincero eu não pratico, mesmo sabendo que é essencial para uma boa qualidade de vida.

PapodeHomem: Como ProBlogger, sua rotina é sua própria responsabilidade, não precisa prestar contas a ninguém. Quanto tempo investe diariamente e qual método de trabalho usa? Você se considera um cara organizado e disciplinado?

Rafael: Depende. Sou de lua, como dizem. No começo deste ano passei alguns dias na praia. Deixei postagens programadas e checava os ganhos diretamente da areia via celular ;). Fui bem organizado nessa situação.
Entretanto meu dia-a-dia é geralmente desorganizado. Pretendo dar um jeito nisso durante este ano, até porque a faculdade vai começar a apertar. Um passo importante já foi dado: impor limite no horário. Meia-noite é sinal que o computador precisa ser desligado. Outro ponto que preciso ajustar é o método de trabalho para não perder muito tempo no que não rende.
Horário: 8h às 12h – 14h às 18h – hora extra (19h – 23h) de vez em quando. Mas nada tão fixo. Tem dias que dá vontade de sair a qualquer horário do dia ou da noite, e isso é possível.

PapodeHomem: Qual o perfil(sexo, idade, localização, renda, interesses…) do leitor do Novo-Mundo?

Rafael: Comecei com essa coisa de ter leitores há pouquíssimo tempo. Ainda estou me adaptando.
O que posso dizer com certeza é que 70% são os famosos paraquedistas enquanto o resto, ou seja, os outros 30% que restaram que não estavam nos 70% anteriores são de leitores. Costumo chamá-los de “leitores fiéis” (com acento).
Um fato que acho bem curioso: grande parte dos comentaristas são funcionários públicos. Identificados pelo endereço IP que traz o host da máquina, .gov aparece com frequência.

PapodeHomem: Você reinveste no blog a grana proveniente dele? Considere na questão gastos indiretos, como compra de revistas e livros para se manter atualizado.

Rafael: Levando em conta que quase tudo o que escrevo sai do meu próprio “célebro”, sim, gasto uma boa grana. Geralmente livros, cheetos e refrigerantes da Antártica. Cheetos e refrigerante são combustíveis essenciais para o pleno funcionamento do meu “célebro”.
Esse ano pretendo investir 2 dinheiros para produzir algumas matérias “diferentes” para o blog. Não tenho a mínima idéia se isso vai ou não dar certo.

PapodeHomem: Quais são seus outros projetos além do Novo-Mundo?

Tenho outros três blogs:
- Blog Verde ( blogverde.com). Lá escrevo sobre técnicas capitalistas para os blogs que querem ganhar uma grana.
- InformarE (novo-mundo.org/informare). Criado por causa do meu curso da faculdade. Nele pretendo escrever coisas sérias sobre o que estou estudando.
- Arteblog ( arteblog.net). Esse foi meu primeiro blog criado com o intuito de gerar dinheiro. Tem duas frentes de monetização facilmente percebidas. É um blog de nicho que se demonstra muito promissor.

PapodeHomem: Recentemente, você divulgou um lucro superior a R$4 mil relativo ao mês de Janeiro de 2007. Conquistou sua independência financeira, um belo feito. Como você gasta o dinheiro ganho pelo blog? Qual o melhor “presente” que você já se deu com a grana de ProBlogger?

Rafael: Esse ano vou começar a bancar 100% dos meus gastos indo morar sozinho em Curitiba. Por enquanto estou guardando o dinheiro para garantir minha estadia durante o ano. O melhor presente está programado para o segundo semestre, você já deve imaginar que é um carango.

PapodeHomem: Já havia trabalhado antes em alguma outra atividade?

Rafael: Sim. Desde os 14 eu trabalhava com meu pai e fazia umas páginas para internet.

PapodeHomem: ProBlogger não seria apenas um eufemismo pós-moderno para a profissão de Escritor? Afinal, ambos vivem de escrever e publicar seus trabalhos.

Rafael: Você está completamente … certo. Essa coisa de ProBlogger é mais para impressionar as garotas. Pretendo publicar alguns livros no futuro.



Publicado originalmente no Yahoo! Tecnologia


Posts relacionados:
- Fofoqueiro 2.0
- Leonardo Marques do Twitter Passagens Aéreas
- Blogueiros que ganham só trocado pra cerveja
- Videos no celular que valem créditos
- Nonsense com Adsense
- Agregador Secundum agora tem renda direta
- Redes de Blogs se Movimentando, Blogcoaching, etc
- Blogueiros virais e remunerados

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Boo-Box

  ©Template by Dicas Blogger.

TOPO