17.4.07

O Plástico de Mandioca

Mandioca - macaxeira - aipim

Notícia publicada mês passado no site da Associação Brasileira dos Produtores de Amido de Mandioca (ABAM) contou sobre uma pesquisa para desenvolver o plástico de mandioca. Segundo a nota, cientistas da Escola Politécnica da USP estão projetando um filme plástico a base de amido de mandioca. O novo produto que pode ser utilizado em embalagens, é biodegradável, comestível e tem propriedades antibacterianas, podendo mudar de cor de acordo com o estado de conservação do produto.

As grandes vantages de um material como este estaria no fato de ser menos poluente e utilizar recursos abundantes e de baixo custo. Como todo mundo sabe, o plástico que consumimos atualmente não se decompõe tão facilmente e é derivado do petróleo, matéria-prima não renovável.

No jornal Estadão, a reportagem Pesquisadores da USP criam plástico comestível de mandioca, revela que a tecnologia começou a ser desenvolvida em 2004, na Faculdade de Engenharia de Alimentos da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp). Lá, a pesquisadora Pricila Veiga dos Santos criou os filmes à base de mandioca e açúcares. No último dia 4, o programa Fala Brasil na Rede Record veiculou uma matéria sobre a pesquisa, no trecho que assisti pela TV, uma película translúcida e flexível surgia do que parecia ser um forno microondas :-)

Já no site Inovação Tecnológica, a reportagem Plástico de mandioca para embalar alimentos é biodegradável e pode ser comido, conta alguns dos desafios que faltam ser superados. "Ainda precisamos desenvolver a embalagem, principalmente em relação à barreira de umidade e à função antimicrobiana. Faltam testes de aplicação e melhoramento. Depois disso, será preciso projetar a produção industrial", declarou Cynthia Ditchfield, do Laboratório de Engenharia de Alimentos do Departamento de Engenharia Química da Poli, participante que dá continuidade ao projeto desde 2006.

Publicado originalmente no Yahoo! Tecnologia

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Boo-Box

  ©Template by Dicas Blogger.

TOPO