5.4.07

Blu-ray. O DVD 2.0 chegou.

Depois de algum tempo chega ao Brasil a nova geração de DVDs de alta definição, com isso os fabricantes querem acompanhar o relativo sucesso das TVs de plasma em tamanhos maiores e antecipar a futura TV digital. A Semp Toshiba colocou nas lojas seu modelo que adota o padrão HD-DVD. A Samsung já oferece para pré-venda nas lojas Fastshop um aparelho que toca discos no formato Blu-Ray. Nestes novos sistemas, com preços anunciados entre R$ 3 e 4 mil, a resolução da imagem é quase 2 vezes maior que o DVD comum e os discos conseguem armazenar de 30 a 50 gb de informação.

A disponibilidade de filmes para assistir nestes formatos no entanto ainda está começando, uma busca aqui no Yahoo! Shopping já encontra alguns títulos, outra matéria no jornal O Estado de São Paulo (para assinantes) contava 110 filmes em HD-DVD e 36 em Blu-Ray no catálogo da Blockbuster, locadora que já citei aqui antes. Mas vale destacar que os novos tocadores reproduzem os DVDs "antigos" também, claro :-)

A disputa entre os dois formatos lembra disputas que já aconteceram antes, como ocorrido entre os vídeos VHS e Betamax e as plataformas de games Nintendo, Playstation e Xbox. Amenizando um provável dilema do consumidor, a LG já anunciou que pretende lançar um aparelho que reproduziria ambos os formatos e que estaria disponível no Brasil em julho deste ano. Nesta mesma data, a Sony, que já importa discos e gravadores de Blu-Ray para PCs, também anunciou que vai lançar seu player nos EUA.

No ano passado, esta matéria no Webinsider já comparava os sistemas e as eventuais vantagens, caso existam, para quem pretendesse adotar cedo a nova tecnologia. Outra matéria, mais recente, no site do Estadão também descreve a disputa e o atual cenário entre os competidores, mas assume a inevitabilidade da mudança. Aliás, nota aqui no Yahoo! Tecnologia conta que o plano das empresas do consórcio HD-DVD é conseguir substituir até 2010 o atual DVD padrão.

Além de um novo ciclo de comércio e consumo que esta mudança de plataforma envolveria, outra vantagem atraente para as companhias seria um possível controle diante da pirataria e violação de direitos autorais. No entanto, outra nota aqui no canal já revelava o avanço dos crackers para quebrar as chaves de segurança e os sistemas de proteção dos novos formatos.

Publicado originalmente no Yahoo! Tecnologia

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Boo-Box

  ©Template by Dicas Blogger.

TOPO