26.11.08

Rede social de músicos e artistas

Myspace Calistoga

Em outubro aconteceu a estréia do MySpace Music, parceria do portal com as gravadoras Sony, Warner e Universal. Antes, em agosto, já tinha acontecido a primeira versão do MySpace Tour no Brasil, nota na Folha - MySpace na estrada (para assinantes) - publicada em 26/08/2008, falou do show com Mallu Magalhães, revelação musical da internet. Com entrada grátis, mediante um cadastro no site MySpace ( http://br.myspace.com/musictourbr ) o formato reproduz o Tour criado nos EUA no início do ano.

Criado para ser um local de comunicação entre artistas e fãs, entre eles a propria Mallu Magalhães ( www.myspace.com/mallumagalhaes ), passou a ter a função como rede social ganhando corpo, como declarou Haryson Oliveira, diretor de marketing do portal no Brasil. O diretor tambem declarou que o MySpace tem 1,5 milhão de usuários no país, destes, 100 mil são artistas.

Também na Folha, a matéria - Orkut é líder, mas tem mais ameaças (para assinantes) - publicada em 05/03/2008, fez um comparativo das redes sociais mais usadas pelos brasileiros. O Orkut teve em fevereiro, 12,9 milhões de pessoas acessando o site, de acordo com o ranking da comScore. Em segundo lugar, o Fotolog, com 1,8 milhões de visitas. O MySpace tinha 1,2 milhoes na época da reportagem e 300 mil quando inaugurou a versão brasileira, no fim de 2007, segundo Emerson Calegaretti.

Na mesma matéria da Folha uma explicação do sucesso do Orkut, muito mais usado do que os concorrentes por aqui, foi feita por Felix Ximenes, diretor de comunicação do Google Brasil:
"O brasileiro é muito social, gosta de saber o que os outros estão fazendo."
Na época do lançamento do escritório brasileiro, a Folha noticiou - MySpace anuncia versão para celulares - publicada em 16/12/2007, na primeira coletiva de imprensa da filial. Funcionando desde setembro do ano passado na Vila Olimpia, tinha 10 funcionarios na época da reportagem e alem de Calegaretti, que também foi o primeiro funcionário do Google Brasil, Luiz Cesar Pimentel, diretor de conteudo egresso do UOL, Andrea Orsolon, diretora comercial que trabalhou na Rapp Collins e Haryson Oliveira, ex-Som Livre. Para o anuncio oficial, Victor Andre Kong, vice presidente do MySpace America Latina, esteve presente e anunciou que o terceiro escritório latino americano seria aberto na Argentina. O primeiro da empresa, hoje parte do conglomerado News Corp, de magnata da midia Roberty Murdoch, foi no México, mas o Brasil seria o mais importante por representar 70% do mercado online da região. A materia ainda revelou números da época: 60% de usuarios do MySpace tinham entre 15 e 24 anos, 260 milhões de perfis no mundo (1 milhão de brasileiros), 10 milhões de perfis de artistas (56 mil brasileiros).

Claro que os portais não querem estar restritos por usos específicos, como a rede social para música, video ou esporte. Mas será que os usuários não vão acabar disciplinando este uso, usando diferentes sites para diferentes funcoes no dia a dia? Ou sera que vamos preferir fazer, assistir, se relacionar e consumir tudo em um mesmo lugar na internet?


Post publicado originalmente em meu Blog no Yahoo! Tecnologia.

Posts relacionados:
- Máquina de comprar e baixar MP3
- 10 anos de Rraurl
- Fraude no videoclipe mais visto no YouTube
- Album virtual e download remunerado na Trama
- MySpace no Brasil
- Clipes na web, música de bolso e Tapa na Pantera
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Boo-Box

  ©Template by Dicas Blogger.

TOPO