11.12.08

Compra e venda de carros antigos e exclusivos pela web

Para itens únicos e exclusivos os sites de leilão como o Mercado Livre e o Toda Oferta também sao opção, notícia no caderno de classificados de veículos da Folha - Internet vende automóveis "famosos" - publicado em 6/4/2008 contou sobre automóveis famosos (que participaram em programas de TV e na 2a guerra mundial) a venda pela internet. O primeiro veículo modificado pelo quadro Lata Velha no programa Caldeirão do Huck, em 2005, estava a venda por R$ 150 mil. O anúncio apregoava:
"Vendo Chevette 1977 para colecionador. Não existe nada igual no mundo inteiro. Dá banho em Audi e Mercedes".
O carioca Felipe Borges, então proprietário do carro, tinha comprado do verdadeiro vencedor do programa em 2007 e estava vendendo. Outro carro que passou pela TV Globo, o fusca casamenteiro, também foi ofertado pelo site Mercado Livre pelo casal Ananda Oliveira e Cassiano Godoy. Em dificuldades financeiras, o veículo foi ofertado por R$ 35 mil mas não encontrou compradores.

Outro carro destacado pela Folha foi o jipe militar CJ3B 1953, de Luiz Claudio de Almeida, proprietario de outro veículo militar, um Ford GPW 1942. Luiz Claudio também encontrou o anúncio do GPW pela internet e foi até Pelotas/RS para finalizar a compra. O GPW é tao raro que, na cabeça de cada parafuso tem gravada a letra F de Ford, para diferenciar dos jipes da Willys Overland, que não conseguia atender a demanda total do exército americano.

Na matéria, Stelleo Tolda, diretor presidente do Mercado Livre e autor do blog MLog avisa que não tem como saber se os anúncios são falsos e sempre aconselha os compradores a não fazer deposito sem ver o carro, ainda mais se for antigo. Também consultado, José Onofre de Araujo Neto, vice-presidente do Webmotors, avisa que é muito dificil saber quanto vale um carro exclusivo pois nos sites não há massa crítica para balizá-los. A matéria continua - Compra só deve ser fechada apos téte-a-tete com o carro - alertando para o fato que imagens na internet podem enganar.

No Webmotors, quando a oferta do carro é acompanhado com uma foto cativante o número de visitas diárias ao anúncio chega a quadruplicar. Henrique Thielmann, presidente da Federação Brasileira de Veículos Antigos FBVA, acredita que uma bela foto nao quer dizer nada, é preciso ver o carro de perto, conhecer sua procedência e as condicoes da lataria, do motor e da restauração pois o carro será mais caro quanto maior for o numero de peças originais. José Onofre, cujo site tem ofertas de carros antigos, finaliza:
"nunca compre sem ver o carro, nem que tenha que de viajar".


Post publicado originalmente em meu Blog no Yahoo! Tecnologia.

Posts relacionados:
- Design de carros no Brasil (não tunados)
- Comércio eletrônico de luxo
- José Onofre de Araújo Neto do Webmotors
- C2C, de cliente para cliente
- Classificados online
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Boo-Box

  ©Template by Dicas Blogger.

TOPO