No começo do ano, matéria no site da revista Veja - Redes sociais, saiba como usar profissionalmente - publicada em 21/01/2010, listou alguns profissionais e empresas que estão nas redes sociais divulgando e comercializando seus produtos e serviços. Um dos exemplos citados foi a costureira e artesã Carol Grilo, que produz acessórios de moda como bolsas, carteiras, bolsinhas, etc, e que já citei aqui antes no post Flickr em português. Segue copy paste do texto do box de destaque:
Carolina Grilo, arquiteta e artesã, criadora da marca Fofysfactory, em sociedade com a mãe Gabriela Salomon. No Flickr, o perfil Fofysland já recebeu mais de 2 milhões de visitas - está também no Facebook e Orkut.
Estratégia
- visita comunidades virtuais de outros artesãos para ampliar contatos com pessoas de interesses afins
- mistura informação de produtos e fotos pessoais sobre estilo de vida e viagens, o mix colabora na divulgação da marca
- a entrada em diferentes redes sociais, Flickr, Facebook e Orkut, colabora para atingir públicos distintos
Resultados
- apesar de não poder ser usado para fins comerciais, o Flickr funciona como vitrine dos produtos
- o que era hobby virou prioridade, hoje produz 200 peças por mês
- a partir da divulgação online os produtos passaram a ser comprados e revendidos por lojas físicas
Separei outros exemplos citados na matéria da Veja nos posts: Tiago Pitta do Twitter Farinha Pura e Comunidade de médicos no Orkut
Posts relacionados:
- Flickr em português
- C2C, de cliente para cliente
- Comércio eletrônico, cases e estatísticas
- Marimoon no Scrap MTV
- Fundador da Goóc
- Flickr Night com Artacho Jurado
- Fashion x Machion
Nenhum comentário:
Postar um comentário