12.8.08

Flickr Night com Artacho Jurado


Upload feito originalmente por Capitu.

Dia 01 de agosto aconteceu a Flickr Night em São Paulo, no salão de festas do Edifício Planalto no centro da cidade. O encontro reuniu os membros do Flickr, popular serviço de compartilhamento de fotos cujo site tem recursos que permitem a criação de comunidades e redes sociais. A própria Flickr Night foi organizada com a participação dos usuários e para participar os interessados tinham que possuir uma foto noturna em alta resolução compartilhada no grupo.

Semanas antes já tinha acontecido o Flickr Day, desta vez no terraço do Edificio Viadutos, também no centro de São Paulo. Em comum, além do formato dos encontros, a vocação fotogênica dos elementos decorativos e da vista da cidade do alto dos prédios construídos por João Artacho Jurado nos anos 50. O Edifício Planalto foi inaugurado em 1956 e o Viadutos em 51.

Os encontros são fruto da aproximação do Yahoo! Brasil com os usuários de seus serviços e acontecem desde o ano passado. Em 2007 ocorreu o primeiro encontro com membros do Flickr, da mesma forma, os blogs também visitaram a sede da companhia. Em julho, a equipe de inovação esteve no país e reservou um dos dias para um evento aberto a convidados na Casa Gafanhoto. Todos estes eventos comentei aqui nos posts Flickr Day Yahoo! Brasil, Yahoo! Hack Day no Brasil e Yahoo! BrickHouse no Brasil.

Os encontros do Flickr em prédios de Artacho Jurado também servem para revitalizar uma parte da arquitetura da cidade que sempre se destacou visualmente, mas ficou distante da unanimidade acadêmica. Artacho foi um construtor, empreiteiro e empreendedor que ousou em desenhar e projetar seus prédios sem ser arquiteto formado.

O livro Artacho Jurado Arquitetura Proibida, de autoria do prof. Ruy Debs Franco, foi lançado recentemente pela editora Senac. Eu mesmo colaborei com a pesquisa, acompanhando o prof, Ruy em visitas aos prédios e casas do construtor e reunindo informações em uma comunidade Artacho Jurado no Orkut, no próprio Flickr e fotos no Multiply.

Dia 30 de agosto o prof. Ruy vai fazer uma palestra sobre seu livro no mesmo salão de festas do Edificio Planalto, estarei lá novamente e estão convidados aqueles que quiserem conhecer mais sobre o Artacho , tirar fotos e visitar o local de onde, mesmo em obras, a familia Artacho assistiu as comemorações das festas do V Centenário de São Paulo que aconteceram no vale do Anhangabaú 58 anos atrás.


Post publicado originalmente em meu Blog no Yahoo! Tecnologia.

Posts relacionados:
- Yahoo! Brasil patrocina eclipse
- Flickr agora com videos
- Pecha Kucha Nights em São Paulo
- Do Flickr para o cinema, lei cidade limpa em São Paulo
- The Simplicity Event da Philips

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Boo-Box

  ©Template by Dicas Blogger.

TOPO