24.4.10

Tocando videos simultâneos do YouTube

YouTube Doubler.egg by wagnertamanaha on Aviary
YouTube Doubler.egg
by wagnertamanaha on Aviary

No fim do ano passado o blog Know or Never publicou a dica - O que é YouTube Doubler? - indicando o site que permite executar 2 videos do YouTube simultâneamente. A idéia é se divertir mixando videoclipes e a partir dessa mistura criar novas músicas e sons. A ferramenta tb permite que o VJ instantâneo determine o tempo que um video começa em relação ao outro, permitindo um mínimo de sincronização (sem contar com eventuais delays no carregamento dos arquivos, claro).

Depois de ver no YouTube Doubler esse mashup feito pelo VJ Real - Annoying Orange Wazzup vs. Roulet - Kitamanda, fiz esta experiência unindo 2 memes/sucessos musicais recentes do YouTube:  Tchananã do Mike de Mosqueiro com Trololol Soviético.

Clipes com videos simultâneos

A linguagem que o YouTube Doubler permite reproduzir toscamente tem outros exemplos mais sofisticados, quase sempre ligados a música. O blog e*ideias da Paula Rizzo comentou o One Frame of Fame, projeto de video colaborativo via webcam no post C-Mon & Kypski: crowdsoucing em videoclipe, revelando que eram mais de 4 mil participações em 8/1/2010. Com uma idéia bem parecida, o clipe da música Hibi no Neiro do grupo japonês SOUR, divide a tela com várias cenas filmadas no estilo webcam, que se complementam. No ar desde 1/7/2009, tinha hoje 2.537.278 visualizações e rendeu ao grupo a indicação ao Webby Awards.

Mas antes disso tudo houve o ThruYOU, Kutiman mixes YouTube, projeto home based - totalmente feito em casa - do produtor israelense Kutiman (cujo nome verdadeiro é Ophir Kutiel) que passou os dois primeiros meses de 2009 trabalhando com uma orquestra de pelo menos 100 músicos amadores e profissionais, como registra a matéria da Folha Ilustrada publicada em 31/3/2009: Produtor pega trechos de mais de cem vídeos e compõe 7 músicas. Seguem trechos:
Segundo Kutiman, nada do que foi copiado contou com autorização prévia de seus autores. Alguém reclamou? "Alguns entraram em contato comigo. Falei com um dos cantores pelo telefone, e foi muito legal. Todo mundo amou o projeto e agradeceu por ser incluído nele. Agora recebo vídeos com gente tocando e pedindo: 'Por favor, me use na próxima vez'."

(...) O Thru-YOU chegou a virar obsessão. "Minha cama fica a um metro do computador, então eu perdi a noção do dia, porque eu só dormia e acordava para trabalhar, comendo pão e coisas do tipo. Eu estava tão fascinado com o projeto que não fiz mais nada da vida, não saí nem encontrei amigos", diz.

Posts relacionados:
- Rede social de músicos e artistas
- Máquinas de CDs da Eletrocooperativa
- Experiências com Wiimote
- Fraude no videoclipe mais visto no YouTube
- Merchandising reverso, clipe das japinhas no Carrefour
- Clipes na web, Música de Bolso e Tapa na Pantera

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Boo-Box

  ©Template by Dicas Blogger.

TOPO