15.4.10

Bola - Games de futebol no Orkut em Open Social


Bola Social Soccer no Orkut.egg by wagnertamanaha on Aviary

Já tem várias semanas que estou experimentando o game Bola Social Soccer no Facebook. Depois de construir um estádio razoável e perder várias partidas por W.O., estava desafiando times de amigos como o Pereba F.C. (do Michel Lent do blog Viu Isso?), C.R. Gajardo (dirigido pelo Ariel Gajardo do SimViral), Yassuda FC (do Luiz Yassuda do Brainstorm 9), Arcade Fire F.C. (técnico Luiz Jeronimo do Tarja Preta), Pandástico FC (do Pandão do blog Documento Tupiniquim), HeliopazFC (de Helio Sassen Paz do Heliopaz.com), Dante F.C. (dirigido pelo Dante Calligaris da Gauge), etc. Até mesmo inscrevi meu time, o Uchinanchus F.F.C., no primeiro campeonato do game social, batizado de Torneio O Porto e anunciado recentemente.

Ontem li no blog Gattune - Bola Social Soccer, jogue bola no Orkut - que o jogo já tem uma versão open social disponível no Orkut. Quando vi o post anteontem o game tinha 251.691 usuários, ontem voltei pra instalar em meu perfil e começar a testar. Aproveitei pra conferir a estatística: tinha subido pra 282.541, quase 30 mil jogadores a mais.

O jogo simula o gerenciamento do time, no estilo do pré-histórico Elifoot e seu similar web Hattrick, em atividades como construção de estádio, treinamento e escalação dos jogadores, esquema tático, administração de patrocinadores e finanças do clube e, futuramente, compra e venda de jogadores.
Mas além destas tarefas, o game tb permite o controle do jogadores nas partidas, movimentação, passes, chutes a gol, etc, mas longe de atingir a jogabilidade de um Winning Eleven (Pro Evolution Soccer), claro.

Bola Social Soccer no Orkut.egg by wagnertamanaha on Aviary

O Bola Social Soccer já conta com patrocinadores como Allianz Seguros, Coca-Cola e Canal Fox, exibindo banners e placas nos clubes e estádios e logomarcas nas camisas. Desenvolvido pela softwarehouse argentina Three Mellons, seu fundador Mariano Suarez, estará em São Paulo para palestrar no evento Socialmedia Brasil dias 24 e 25 de junho. Recentemente foi incorporada por uma empresa americana, como anunciou no blog oficial: Great news! We are part of the Playdom team!

Apesar do número de usuários ainda ser bem inferior ao Colheita Feliz (19.768.858), da Mentez, do Buddy Poke (38.708.266) e mesmo do Joga Craque da Vostu, que tem 4.557.215 usuários, minha opinião é que o Bola Social Soccer vai crescer. Experimentei o Joga Craque e achei que o modelo RPG, de fortalecer personagens através de tarefas e missões, muito diferente do clima do futebol e games de esporte. Espero que os desenvolvedores argentinos, país que também é uma potência no futebol, tragam toda a cultura, vivência e conhecimento futebolístico e boleiro para futuras atualizações do game.

Não sei se a Vostu ou a própria Three Mellons tem desenvolvedores brasileiros na equipe mas lembro que na Copa do Mundo de 1998 o UOL lançou um game simulador de futebol desenvolvido pela Tabuleiro. Apesar dos gráficos precários permitidos na época (acesso via modem, etc), a movimentação e posicionamento dos jogadores me surpreendeu, como na vida real, o goleiro da seleção da Colômbia se posicionava adiantado e até avançava pro campo adversário nas cobranças de escanteios e bola parada.

Post mais recente:
- Fim do jogo Bola Social Soccer no Orkut, agora só no Facebook


Posts relacionados:
- Game de futebol para o Brasil
- Aberturas no Orkut, OpenSocial
- Copa do mundo de games, ESWC
- Canais de futebol pela web, IPTV
- Modificações brasileiras de games
- O culpado pelo sucesso do Orkut no Brasil
- 10 anos de Hattrick e 1 ano de GameGol
- Games MMORPG populares
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Boo-Box

  ©Template by Dicas Blogger.

TOPO