12.6.08

Investimentos estrangeiros no etanol

Agora sob ataque da ONU e outros grupos internacionais que acusam os biocombustíveis como principal vilão da inflação nos preços dos alimentos e do crescimento da fome mundial, a reação dos investidores do exterior que vinham fechando parcerias para atuar no setor no Brasil podem merecer atenção.

Reportagem na Folha de São Paulo - Estrangeiros Mantém Seus Investimentos (para assinantes) - publicada em 20/01/2008 contou do boom do álcool e listou alguns investimentos de grandes fundos estrangeiros. Sérgio Thompson Flores, presidente da Infinity Bioenergy declarou que investimentos estruturais tem que olhar um horizonte de 5, 10 anos. Rogério Manso, presidente da Brenco - Companhia Brasileira de Energia Renovável, que tem com um dos sócios fundadores Stephen Case, fundador da AOL, disse que há uma desaceleração mas tinha planos de investir U$ 2,3 bilhões em suas 10 usinas. Marcelo Vieira, da Adecoagro, que tem como maior acionista o megainvestidor George Soros, acredita que o carro flex sustentará um consumo crescente do álcool no mercado interno. A matéria ainda cita a Mitsui, empresa japonesa que tem parceria com a Petrobrás para exportação de etanol para misturar à gasolina naquele país.

Nota no Estadão - Grupo Areva Compra 70% da Koblitz, de Pernambuco - publicada dia 18/01/2008 fala da aquisição feita pela empresa francesa que atua em energia nuclear. A Koblitz é uma empresa brasileira que atua na produção de energia a partir de fontes renováveis e mantinha 500 empregados. Segundo a matéria, a Areva também acredita que o setor nuclear ganhará novo impulso e está disposta a oferecer uma nova tecnologia de reatores para o projeto Angra 3.

Novamente na Folha, nota na coluna Mercado Aberto - Grupo Americano Investe em Fábrica no Biodiesel na BA (para assinantes) - publicada em 1/1/2008 conta do investimento da Comanche Clean Energy na usina de biodiesel na cidade de Simões Filho, no estado da Bahia. O grupo, controlado por um fundo de investimento americano, declarou que pretendia expandir as plantações, com incentivo à agricultura familiar, e ampliar a usina para processar 100 milhões de litros de biodiesel.

Sobre o assunto, ja tinha escrito aqui as colunas Gringos no Etanol e Visita do Bush. Aqui no Yahoo! Tecnologia em março do ano passado foi publicada a nota Fundadores da Sun e da AOL vão Investir em Álcool no Brasil.


Publicado originalmente no Yahoo! Tecnologia.

Posts relacionados:
- Bioenergy Allience em Miami
- Conselho do economista Steve Jurvetson
- Brasil Tecnológico no México
- Brasil é a Arábia Saudita do álcool
- Brasil e Índia

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Boo-Box

  ©Template by Dicas Blogger.

TOPO