14.7.11

Selos e comunidades patrocinadas no Orkut

orkut - meu orkut.png by wagnertamanaha on Aviary
Orkut - meu orkut.png by wagnertamanaha on Aviary

Enquanto que no vale do silício para enfrentar o crescimento do Facebook a turma do Google aposta suas fichas e esforços no Google+ aqui na filial brasileira o pessoal continua lançando novos recursos no Orkut mesmo, pra evitar a fuga de usuários pra rede social do concorrente.

Depois de mudanças gradativas no design, novas funcionalidades e abertura do conteúdo para aparecer nos resultados na busca no Google, inauguraram em 10/5/2011 o Orkut ao Vivo, integrando transmissão de videos pelo YouTube com uma série de programas de entrevistas com artistas famosos e humoristas convidados. A estréia com direito até a hashtag #orkutaovivo no Twitter, foi com a cantora Pitty, ao lado de Marina Santa Helena ex-VJ da MTV, que foi a interlocutora das perguntas selecionadas entre os membros na comunidade, como explica o post no Blog do Orkut: Pitty, entrevista, ganhadores do concurso e novo tema no Orkut.

Mais recentemente o Orkut tem lançado comunidades oficiais patrocinadas, com direito a endereço e design próprio e customizado. Assim como o Orkut ao Vivo, as comunidades tem novos selos integrados, distribuído entre os membros de acordo com ações e participações. Os selos são imagens e gráficos exclusivos, exibidos no perfil dos ganhadores, que funcionam como medalhas e recompensa de modo parecido com o que acontece com as badges no Foursquare. Ilustrando o post está o aviso do selo Eu Acredito, patrocinado pela Coca-Cola, com o conceito da última campanha da marca, que vem com o texto estampado: a gente acredita que os Bons São Maioria graças a pessoas como você, esse selo vai te ajudar a espalhar boas vibrações pros amigos e mostrar que você acredita em um mundo melhor.

Depois de ler o post entrevista no blog Social Media Storyteller da Patricia Moura - 7 perguntas para Valdir Leme, gerente de marketing do Google - encontrei essas comunidades, metade delas de times de futebol de São Paulo:
- www.orkut.com.br/cocacola (767.541 membros, eram 463.582 em 27/6/2011)
- www.orkut.com.br/nikefutebol (15.645 membros, eram 15.035 em 29/6/2011)
- www.orkut.com.br/casasbahia (23.141 membros, eram 22.908 em 29/6/2011)
- www.orkut.com.br/corinthians (117.453 membros, eram 95.580 em 29/6/2011)
- www.orkut.com.br/palmeiras (93.572 membros, eram 74.644 em 22/6/2011)
- www.orkut.com.br/santosfc (43.748 membros, eram 25.359 em 22/6/2011)


Video promovendo o patrocínio de comunidades no Orkut



No dia 11/7/2011 entrou no ar este video no Canal do Google no Youtube, onde a empresa desfila números e defende um suposto crescimento do Orkut no Brasil, assim como de outras redes sociais. No final, promove as comunidades patrocinadas como instrumento de relacionamento das marcas com seus clientes. De qq forma vai ser interessante acompanhar este novo formato de publicidade, onde comunidades oficiais diferenciadas vão conviver com comunidades estabelecidas e geridas e atualizadas há muito tempo pelos próprios consumidores, por usuários experientes, as vezes até mesmo grupos de moderação e perfis coletivos, quase que torcidas organizadas no caso do futebol.


Posts relacionados:
- Lista de promoções (specials) no Foursquare atualizada em tempo real
- Fim do jogo Bola Social Soccer no Orkut, agora só no Facebook
- Arena Coca-Cola na Copa do Mundo 2010 no Playcenter
- Aberturas no Orkut, OpenSocial
- O culpado pelo sucesso do Orkut no Brasil
- Marcas e empresas usando Foursquare
- Orkut para ricos, executivos, empresários
- Sr. Orkut no Brasil
- Frase do criador do Orkut
- Novas e velhas redes sociais

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Boo-Box

  ©Template by Dicas Blogger.

TOPO