Com o sucesso crescente dos sites de publicação e compartilhamento de vídeos, cujos empreendimentos brasileiros na área citei aqui na coluna vídeos na Internet, a tendência pode se intensificar. Ainda aqui no canal, já abordei o assunto desta nova forma de marketing nas notas Carro de Tiozão. Ou Não?, Blogueiros Virais e Remunerados e uma opinião contrária alertando que tudo isso pode ser apenas uma moda passageira. Algumas marcas já usam a estratégia há bastante tempo, eu citaria Axe, Honda, Sony e Nike (lembram do Ronaldinho chutando no travessão?) como bons exemplos.
Lembro que ano passado o Yahoo! Tecnologia publicou uma lista dos dez vídeos virais mais populares de todos os tempos, é claro que pela data, não foram incluidos filmes recentes, como o da Dove e da Rayban. Abaixo segue uma copia da lista:
Os dez vídeos virais mais popularesPost originalmente publicado no Yahoo! Tecnologia
Por Paula BassiA empresa inglesa de publicidade The Viral Factor publicou uma lista dos vídeos virais mais populares de todos os tempos. Segundo o portal CBC.ca, a pesquisa foi encomendada pelo canal inglês UKTV G2. Eis os resultados:
- Star Wars Kid - O canadense Ghyslan Raza imita um Jedi utilizando um taco de golfe como sabre de luz. O garoto, cujo vídeo foi visualizado 900 milhões de vezes segundo a pesquisa, processou os "amigos" que espalharam a gravação na internet.
- Numa Numa - O americano Gary Brolsma, 19, faz sua própria coreografia ao som da música romena "Dragostea din tei", que foi hit no Brasil pela versão "Festa no Apê", do Latino.
- One night in Paris - A socialite Paris Hilton ficou conhecida por um vídeo amador pornográfico que gravou com seu namorado na época, Rick Solomon. O filme passou a ser vendido por uma produtora pornô sob o título de "Uma noite em Paris".
- Kylie Minogue: Agent Provocateur - Propaganda da marca de lingeries Agent Provocateur, com a estrela da música pop inglesa Kylie Minogue.
- A explosão da baleia - Reportagem de 1970 sobre uma baleia morta encalhada na praia. Para se livrar dos restos mortais, explodiu-se o animal com dinamite.
- A luta pelo salmão de John West - Propaganda da marca de salmões John West. Um pescador e um urso brigam por um salmão.
- Trojan Games - Propaganda da marca de preservativos "Trojan", que tenta demonstrar de forma inusitada quão resistente é seu produto.
- Kollaboration 2001 - O Kollaboration é um show de talentos feito pela comunidade coreana nos Estados Unidos e Canadá. Em 2001, um dos participantes, chamado David Elsewhere, apresentou uma dança esquisita e original. O jovem passou a ser chamado para programas de TV, talk shows e comerciais.
- AfroNinja - Em um teste para dublê, o candidato tenta uma pirueta segurando um nunchaku e cai no chão. Ainda se levanta para executar alguns golpes, sem sucesso.
- The Shining Redux - Trailer fake do clássico do terror "O Iluminado", como se o filme fosse uma comédia. O vídeo de Robert Ryang foi produzido em um concurso da associação dos editores independentes de Nova York. O objetivo era criar um trailer para qualquer filme, dando a idéia de ser de outro gênero completamente diferente.
A lista merece ressalvas, pois alguns dos vídeos foram produzidos pela própria The Viral Factor, como o "Trojan Games". A empresa possui entre seus clientes a MTV, a FIFA e a Time Warner Bros. (...)
Posts relacionados:
- Palestra sobre mkt viral, redes sociais e empreendedorismo
- O sucesso do melhor emprego do mundo
- Concurso Flickr Semana da Mobilidade Intel
Nenhum comentário:
Postar um comentário