Quando a
Faculdade AIEC decidiu começar uma ação em midias sociais, premiando histórias de sucesso profissionais, nós da Plano Digital sugerimos que a ação fosse centralizada no
LinkedIn. A faculdade oferece cursos de administração, bacharelado e pós graduação, à distância e tem nota máxima 5 no Enade/MEC, que avalia a qualidade das universidades. Os alunos são principalmente pessoas que já trabalham, gerentes e diretores de grandes empresas, gestores públicos e empreendedores donos de pequenos e médias empresas, para estas pessoas com agendas sempre lotadas, frequentar as aulas via internet é um grande atrativo. Enfim, um público muito parecido com o perfil dos usuários do LinkedIn, rede social usada para network profissional e negócios.
Abrimos um grupo
Buscando Sucesso Profissional no LinkdedIn para reunir e compartilhar histórias e a Faculdade AIEC vai premiar as melhores histórias (em texto ou video) publicadas até dia 8 de janeiro de 2011 com iPads e iPods. Quem se interessar pode ver o regulamento completo do Concurso Cultural no endereço
www.aiec.br/concurso. Até agora o grupo tem 186 integrantes e como apoio tb criamos um perfil para a
Faculdade AIEC no LinkedIn, adicionando como conexões - 333 no momento - os alunos, graduados, colaboradores, tutores, parceiros e fornecedores da instituição que atualizam seus currículos e referências naquela rede, além de profissionais, palestrantes, consultores, jornalistas e blogueiros que escrevem sobre carreiras, coaching, redes sociais, EAD ensino a distância, etc.
Acredito que este tipo de ação no LinkedIn é inédita no Brasil, pesquisei rapidamente e encontrei perfis corporativos mas nenhum Concurso ou coisa parecida. Entre os perfis encontrei grandes empresas como
Tecnisa com 95 conexões e
Microsoft PME com 495, e outras menos conhecidas como
U-nner Consultoria (33), a
Tahtto Comunicação (310) e até empresas individuais/profissionais independentes como o
Midia Depressa (73) e blogs, como o
Planeta Gestão (5 conexões). Encontrei tb outras agências promovendo eventos (
Hot Popcorn da Hands, 15) e conceitos (
Nanopublicidade da A1, 216 conexões).
LinkedIn x FacebookDesde julho de 2009 o próprio LinkedIn tem uma área em fase beta para
perfis de empresas, que funciona parecido com as fãs-pages do Facebook, reunindo uma descrição e os funcionários e colaboradores cadastrados na rede social. Para instituições de ensino e treinamento profissional ainda faltaria o recurso de reunir os alunos e graduados presentes na rede. Por outro lado, o Facebook tb atualizou o layout dos perfis de usuários, permitindo incluir o histórico profissional e colegas de trabalho naquela rede, da mesma forma que faz o Linkedin.
Seguindo o Sucesso Profissional no TwitterVoltando ao Concurso Cultural da AIEC no Linkedin, um perfil
@SucessoProf (262 seguidores até agora) no Twitter divulga a ação, os novos participantes, processo seletivo e informações da faculdade. Além de replicar o conteúdo de gurus, CEOs e empresários sobre sucesso profissional e conversar com outros usuários sobre o Linkedin, promoções na carreira, etc. Tb integramos o
SlideShare ao perfil da faculdade no Linkedin, publicando a apresentação acima e outra do fundador. Aliás, pelo fascínio e tentações que as apresentações em powepoint causam em gestores e executivos, usar o SlideShare de forma inovadora e criativa pode ser um caminho interessante para atingir e atender melhor este público.
Posts relacionados:
-
Estou na Plano Digital. Sede em Brasília, home office em SP
-
Idéia para o novo tablet da Apple : tampa de estojo escolar-
Uso profissional do Flickr, artesã Carol Grilo na Veja-
Fim dos cursos inteiramente presenciais-
(Des)Conferência na FAAP - Ações em midias sociais-
Pecha Kucha, movimento contra powerpoints chatos-
Tiago Pitta do Twitter Farinha Pura-
Marcas e empresas usando Foursquare-
I Concurso Ócio Aplicado-
Educação a distância sob avaliação- Orkut para ricos, executivos e empresários