Criada em 2002 através da conexão direta entre o Banco Central e o Poder Judiciário, o BACEN JUD ou Penhora Online permite o bloqueio de contas-correntes diretamente pela internet, em processos judiciais envolvendo cobranças e dívidas.
Com a disseminação do internet banking e a informatização da justiça este tipo de processo e execução foi facilitada. Como conta matéria do Jornal do Comércio (de 14/06/2007) reproduzida no site Jus Tributário - Penhora Online Ainda é Polêmica - iniciado em 2002, a princípio o sistema foi dirigido para uso preferencial da Justiça do Trabalho e a partir de dezembro de 2005, com a implementação do BACEN JUD 2.0, passou a ser utilizado de forma bem mais abrangente.
Fazendo uma busca no Yahoo! Respostas por Bloqueio Judicial da Conta Corrente, podemos ter uma idéia do cenário, onde ao lado da facilidade e comodidade de ter todos os serviços bancários online, o registro da vida financeira e fiscal do cidadão também torna a atuação do Estado e da Justiça imediata. Sobre o assunto, já escrevi aqui a coluna Justiça Eletrônica meses atrás.
Publicado originalmente no Yahoo! Tecnologia.
Posts relacionados:
- Nota fiscal eletrônica que vale crédito nasceu em Angra
- Navegação em sites do governo
- Home broker e internet banking
- Siga aquele chip, sistema de identificação de veículos
- Voto online
Dicas para ser um Homem mais Elegante
Há 2 horas
Nenhum comentário:
Postar um comentário