27.4.07
Brasileiro no JavaOne Conference
Publicado originalmente no Yahoo! Tecnologia
Feicana/Feibio- Feira da Agroenergia
Publicado originalmente no Yahoo! Tecnologia
Posts relacionados:
- Indústrias do álcool
- Álcool para americano ler
- A visita do Bush
Coca Diet com Mentos, frase do presidente da Coca-Cola
"Foi uma de nossas melhores peças de propaganda no ano passado".Neville Isdel, presidente da Coca-Cola, citando o sucesso dos vídeos caseiros com Diet Coke & Mentos em entrevista publicada em janeiro deste ano no Estadão.
Publicado originalmente no Yahoo! Tecnologia
Brasil na Índia e vice-versa
No Brasil, a Tata está presente há 4 anos, o grupo é dono da TCS (Tata Consultancy Services) de TI, com escritórios em São Paulo e Brasília. Já citada por mim aqui antes, a TCS foi também nota no Jornal Folha de São Paulo, na coluna Mercado Aberto - Indias Ocidentais (para assinantes). Publicada em janeiro, nela o presidente Sérgio Rodrigues declara que a empresa tem hoje 1.600 funcionários, sendo que apenas 30 deles são indianos. O presidente mundial Ratan Tata teria também planos em ampliar seus investimentos por aqui, com interesses que vão da indústria automobilístas à produção de chás.
Publicado originalmente no Yahoo! Tecnologia
Pagamento por celular em Maringá
A reportagem menciona que a solução pode ser adotada por outros cartões regionais, já que existe um conflito com as bandeiras de cartões de crédito Visa e Mastercad, que preferem desenvolver suas próprias plataformas de pagamentos via dispositivos móveis. Recentemente, uma matéria no Estadão - Tecnologia leva transações bancárias ao celular - fez um levantamento de várias destas experiências que querem fazer com que o celular também se tranforme em uma carteira :-)
Vale lembrar que já comentei este assunto aqui antes, nas colunas Pagamento Por Celular e Mais Pagamento Por Celular. No último congresso GSM World (em inglês) realizado em fevereiro em Barcelona, o anúncio de que remessas internacionais via celular estariam em projeto, também foi publicado aqui no Yahoo! Tecnologia.
Publicado originalmente no Yahoo! Tecnologia
24.4.07
Tiago Doria no Blogcitário, Cida Soares na Neoris
Mês passado, Tiago Dória, blogueiro, jornalista e webdesigner, foi entrevistado pelo Caio do Blogcitário. Acostumado a entrevistar personalidades da internet brasileira, desta vez ele troca de lado e responde perguntas sobre publicidade, jornalismo e blogs.
Publicado originalmente no Yahoo! Tecnologia
Compara Tudo
Notícia no site da Universidade Federal de Minas Gerais, empresa incubada da UFMG desenvolve ferramenta de comparação inédita e gratuita pela web, conta mais detalhes do projeto. Lembro que na mesma universidade, surgiu nos anos 90 o Família Miner, sistema que realizava pesquisas paralelas e simultâneas de produtos e notícias. Este serviço pioneiro desenvolvido por Victor Ribeiro, depois seria incorporado e daria origem ao portal BOL.
Publicado originalmente no Yahoo! Tecnologia
Posts relacionados:
- Marco Gomes vira empreendedor da web
- Daniel Delarosa, criador da Cyclades
- Máquina de passar roupas
Blog Treehugger procura
Com nosso país virando referência em energia renovável, reciclagem e meio ambiente, não deve ser difícil achar coisas interessantes para blogar. De qualquer forma vale destacar a advertëncia que eles fazem no anúncio: "queremos pessoas comprometidas e com muita energia, temos uma revolução verde para levar adiante!".
Publicado originalmente no Yahoo! Tecnologia
Bematech na bolsa
Segundo notícias aqui no Yahoo! Tecnologia, a procura pelos papéis da empresa chegou a 7 vezes a oferta, mas na estréia, a demanda superou em mais de duas vezes a oferta. Em dezembro do ano passado citei aqui as recentes aquisições da companhia, na nota Bematech compra Gemco. Agora, após a oferta pública, o plano é usar grande parte dos recursos levantados para pagamento e novas aquisições.
Publicado originalmente no Yahoo! Tecnologia
19.4.07
Curso de Midia On-line Básico
Publicado originalmente no Yahoo! Tecnologia
Competição Internacional de Programação Universitária
A blogueira de 95 anos
"Estoy asombrada, estoy asombrada, estoy asombrada... esto es cosa del demonio".Dona María Amelia, espanhola de 95 anos, sobre a repercussão de seu blog A mis de 95 años. Em entrevista no site 20minutos no fim do ano passado e reproduzida no blog Concatenum.
Publicado originalmente no Yahoo! Tecnologia
Indústrias do álcool
Em outra matéria no mesmo jornal, reproduzida no blog Ethanol Brasil sobre as parcerias EUA-Brasil no Etanol, conta que a Dedini tem 43 usinas em montagem no Brasil e 189 em consultas. Segundo José Luiz Olivério, vice-presidente de operação da empresa, para o exterior já existem consulta para 104 projetos de usinas (com 3 em andamento), a maioria para a América Latina.
Publicado originalmente no Yahoo! Tecnologia
Posts relacionados:
- Pensamento anti etanol e álcool como combustível
- A visita do Bush
- O Brasil é a Arábia Saudita do álcool
Sites que viraram revistas
Mas contrariando este pensamento, recentemente 2 sites anunciaram versões impressas de seus conteúdos, ambos em forma de revistas.
A Revista Omelete, derivada do site do mesmo nome, chegou as bancas no começo do mês passado. Assim como o site, traz matérias sobre cinema, música, quadrinhos, a cultura pop em "uma mistura de vários ingredientes, como num omelete", definição lembrada por João Ferreira, que comprou a revista e publicou uma resenha em sua página no Multiply.
Outro site, desta vez abordando tecnologia e internet, lançou oficialmente sua versão em papel em um evento no último dia 11. A Revista iMasters, cujo site da qual originou existe desde 2001, pretende ser uma publicação escrita por profissionais de TI, para profissionais de TI. A iMasters também é responsável pela área de Desenvolvedores aqui no Yahoo! Tecnologia. Michel Lent, outro participante aqui do canal, também esteve presente neste primeiro número já que sua empresa foi assunto de uma matéria, como ele explica em um post e scans no blog Viu Isso: 10' minutos na Revista iMasters.
Publicado originalmente no Yahoo! Tecnologia
17.4.07
Natália Fakhri na Gemalto
Publicado originalmente no Yahoo! Tecnologia
Posts relacionados:
- Vanessa Gordilho na Gemalto
- Patricia Coccozza da F-Secure
- Patricia Peck na CNASI, Congresso Nacional de Auditoria de Sistemas, Segurança da Informação e Governança
- Filial da Level One no Brasil
- Simpósio Brasileiro em Segurança da Informação e de Sistemas Computacionais
- Contas no banco bloqueadas pela justiça
Fábio Yabu e Big Brother Bonequinho
Publicado originalmente no Yahoo! Tecnologia
BV Financeira compra Meucarronovo.com.br
Publicado originalmente no Yahoo! Tecnologia
Ecad - O Copyright também cresce
Na divisão da receita, 18% ficam para o órgão, 7% para associações de intérpretes e autores e 75% aos artistas associados. Segundo Glória Braga, superintendente da entidade, 80% das músicas tocadas nas rádios e TVs são nacionais. De qualquer forma, esse crescimento constante, pois em 2001 a arrecadação foi de cerca de R$ 115 milhões, contrasta com notícias sobre o avanço da pirataria, das licenças livres, da troca de músicas em mp3 e do copyleft. Matéria na Revista Carta Capital em novembro do ano passado e replicada no blog do autor Pedro Alexandre Sanches, já anunciava esta indústria em (trans)mutação, o mercado da música oscilando entre o declínio das gravadoras e o crescimento do Ecad.
Publicado originalmente no Yahoo! Tecnologia
O Plástico de Mandioca

Notícia publicada mês passado no site da Associação Brasileira dos Produtores de Amido de Mandioca (ABAM) contou sobre uma pesquisa para desenvolver o plástico de mandioca. Segundo a nota, cientistas da Escola Politécnica da USP estão projetando um filme plástico a base de amido de mandioca. O novo produto que pode ser utilizado em embalagens, é biodegradável, comestível e tem propriedades antibacterianas, podendo mudar de cor de acordo com o estado de conservação do produto.
As grandes vantages de um material como este estaria no fato de ser menos poluente e utilizar recursos abundantes e de baixo custo. Como todo mundo sabe, o plástico que consumimos atualmente não se decompõe tão facilmente e é derivado do petróleo, matéria-prima não renovável.
No jornal Estadão, a reportagem Pesquisadores da USP criam plástico comestível de mandioca, revela que a tecnologia começou a ser desenvolvida em 2004, na Faculdade de Engenharia de Alimentos da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp). Lá, a pesquisadora Pricila Veiga dos Santos criou os filmes à base de mandioca e açúcares. No último dia 4, o programa Fala Brasil na Rede Record veiculou uma matéria sobre a pesquisa, no trecho que assisti pela TV, uma película translúcida e flexível surgia do que parecia ser um forno microondas :-)
Já no site Inovação Tecnológica, a reportagem Plástico de mandioca para embalar alimentos é biodegradável e pode ser comido, conta alguns dos desafios que faltam ser superados. "Ainda precisamos desenvolver a embalagem, principalmente em relação à barreira de umidade e à função antimicrobiana. Faltam testes de aplicação e melhoramento. Depois disso, será preciso projetar a produção industrial", declarou Cynthia Ditchfield, do Laboratório de Engenharia de Alimentos do Departamento de Engenharia Química da Poli, participante que dá continuidade ao projeto desde 2006.
Publicado originalmente no Yahoo! Tecnologia
12.4.07
Seminários Comércio Eletrônico para a Micro, Pequena e Média Empresa
Publicado originalmente no Yahoo! Tecnologia
Kerly Tanaka no FISL

Começou hoje e vai até sábado em Porto Alegre/RS, o FISL 8.0, Oitavo Fórum Internacional do Software Livre. Na programação, palestras, oficinas, torneios e eventos comunitários. Kerly Tanaka, está no evento e começou a publicar suas impressões no blog Anydesign Lab, criado pela empresa onde trabalha como gerente de projetos.
Publicado originalmente no Yahoo! Tecnologia
Pensamento anti etanol e álcool como combustível
"Terras produtivas deveriam fornecer comida, não combustível".João Augusto Conrado do Amaral Gurgel, engenheiro, criador do primeiro carro brasileiro cuja marca carregava seu sobrenome. Suas opiniões anti-Proálcool foram lembradas em notícia no jornal Estadão, sobre o leilão do que restou de sua fábrica em Rio Claro/SP.
Publicado originalmente no Yahoo! Tecnologia
Euro RSCG 4D virou Sinc
Vale lembrar a nota Agência Click agora é da inglesa Aegis Group que publiquei aqui no começo do mês passado. Neste caso anunciando não a saída, mas a chegada de investidores de fora.
Publicado originalmente no Yahoo! Tecnologia
Sr. Orkut no Brasil
Novamente aqui no canal, Michel Lent indicou uma entrevista que Orkut Buyukkokten fez para a Globo News, segundo ele, não direcionada para o público "techie". O Link Estadão também comentou a visita reservando um tratamento geralmente restrito à celebridades, na cobertura de suas "férias" no Brasil relatou o roteiro de restaurantes, praias e festas que o engenheiro turco frequentou :-)
O circuito incluiu passagens pelas cidades do Rio de Janeiro, São Paulo, Belo Horizonte e Salvador. Eu mesmo, que tinha comentado sobre o site e suas comunidades aqui nas notas Contando Mortos na Internet e Novas e Velhas Redes Sociais, tive o prazer de conhecê-lo pessoalmente. Perguntei se ele próprio convidou o primeiro brasileiro para a rede, hoje dominada por usuários daqui, pelo que entendi de sua resposta, ele talvez tenha adicionado um brasileiro, que trabalhava e morava nos EUA... Quem sabe seja esta a pessoa que podemos apontar como a verdadeira culpada de como tudo começou :-D
Publicado originalmente no Yahoo! Tecnologia
10.4.07
Entrevistas com Rafael Slonik
Segue copy paste da entrevista no Papo de Homem:
Rafael Slonik, 18 anos, R$ 4 mil por mês, parte I
PapodeHomem: Qual sua idade, cidade natal e formação?
Rafael: Primeiramente olá a todos, senhoras, senhores, e aquele pessoal agachado alí no canto. Tenho 18 anos, sou de Ponta Grossa no Paraná (contenha a piada), e atualmente estudo Gestão da Informação, 3º período, na UFPR. Já que estudo em Curitiba é óbvio que moro por lá, mas geralmente só no período de aulas.
PapodeHomem: Como surgiu o blog Novo-Mundo?
Rafael: Surgiu da necessidade de mostrar aos amigos o que eu encontrava na internet. Depois de um tempo a coisa ganhou vida. Ainda lembro que convidei diversos amigos para fazerem parte do blog. Todos se recusaram. Gostaria de saber o que eles pensam agora.
PapodeHomem: Tecnologia se tornou pop. Todo mundo conversa, lê e alguns até arriscam escrever sobre o assunto. No entanto, a tecnologia afeta nossas vidas de muitas maneiras. Em muitos casos, para pior, ao fazer com que as pessoas se fechem em vícios como MSN, email, SMS e Orkut. O Felipe do blog WorkAround fez um ótimo texto sobre isso. Qual sua visão, como alguém na linha de frente de produção e assimilação de conteúdo, à respeito dos efeitos da tecnologia em nossas vidas?
Rafael: Gosto de pensar nas coisas em sentido literal. Sendo assim, a tecnologia está em todo o lugar. Até uma simples cadeira é um produto da tecnologia. Não temos como fugir.
Acredito que as coisas se ajustam naturalmente. Alguns vão morrendo (literalmente) no caminho e o resto se ajusta. A Seleção Natural é implacável.
Para mim o segredo sempre foi o equilíbrio. Que para ser sincero eu não pratico, mesmo sabendo que é essencial para uma boa qualidade de vida.PapodeHomem: Como ProBlogger, sua rotina é sua própria responsabilidade, não precisa prestar contas a ninguém. Quanto tempo investe diariamente e qual método de trabalho usa? Você se considera um cara organizado e disciplinado?
Rafael: Depende. Sou de lua, como dizem. No começo deste ano passei alguns dias na praia. Deixei postagens programadas e checava os ganhos diretamente da areia via celular ;). Fui bem organizado nessa situação.
Entretanto meu dia-a-dia é geralmente desorganizado. Pretendo dar um jeito nisso durante este ano, até porque a faculdade vai começar a apertar. Um passo importante já foi dado: impor limite no horário. Meia-noite é sinal que o computador precisa ser desligado. Outro ponto que preciso ajustar é o método de trabalho para não perder muito tempo no que não rende.
Horário: 8h às 12h – 14h às 18h – hora extra (19h – 23h) de vez em quando. Mas nada tão fixo. Tem dias que dá vontade de sair a qualquer horário do dia ou da noite, e isso é possível.PapodeHomem: Qual o perfil(sexo, idade, localização, renda, interesses…) do leitor do Novo-Mundo?
Rafael: Comecei com essa coisa de ter leitores há pouquíssimo tempo. Ainda estou me adaptando.
O que posso dizer com certeza é que 70% são os famosos paraquedistas enquanto o resto, ou seja, os outros 30% que restaram que não estavam nos 70% anteriores são de leitores. Costumo chamá-los de “leitores fiéis” (com acento).
Um fato que acho bem curioso: grande parte dos comentaristas são funcionários públicos. Identificados pelo endereço IP que traz o host da máquina, .gov aparece com frequência.PapodeHomem: Você reinveste no blog a grana proveniente dele? Considere na questão gastos indiretos, como compra de revistas e livros para se manter atualizado.
Rafael: Levando em conta que quase tudo o que escrevo sai do meu próprio “célebro”, sim, gasto uma boa grana. Geralmente livros, cheetos e refrigerantes da Antártica. Cheetos e refrigerante são combustíveis essenciais para o pleno funcionamento do meu “célebro”.
Esse ano pretendo investir 2 dinheiros para produzir algumas matérias “diferentes” para o blog. Não tenho a mínima idéia se isso vai ou não dar certo.PapodeHomem: Quais são seus outros projetos além do Novo-Mundo?
Tenho outros três blogs:
- Blog Verde ( blogverde.com). Lá escrevo sobre técnicas capitalistas para os blogs que querem ganhar uma grana.
- InformarE (novo-mundo.org/informare). Criado por causa do meu curso da faculdade. Nele pretendo escrever coisas sérias sobre o que estou estudando.
- Arteblog ( arteblog.net). Esse foi meu primeiro blog criado com o intuito de gerar dinheiro. Tem duas frentes de monetização facilmente percebidas. É um blog de nicho que se demonstra muito promissor.PapodeHomem: Recentemente, você divulgou um lucro superior a R$4 mil relativo ao mês de Janeiro de 2007. Conquistou sua independência financeira, um belo feito. Como você gasta o dinheiro ganho pelo blog? Qual o melhor “presente” que você já se deu com a grana de ProBlogger?
Rafael: Esse ano vou começar a bancar 100% dos meus gastos indo morar sozinho em Curitiba. Por enquanto estou guardando o dinheiro para garantir minha estadia durante o ano. O melhor presente está programado para o segundo semestre, você já deve imaginar que é um carango.
PapodeHomem: Já havia trabalhado antes em alguma outra atividade?
Rafael: Sim. Desde os 14 eu trabalhava com meu pai e fazia umas páginas para internet.
PapodeHomem: ProBlogger não seria apenas um eufemismo pós-moderno para a profissão de Escritor? Afinal, ambos vivem de escrever e publicar seus trabalhos.
Rafael: Você está completamente … certo. Essa coisa de ProBlogger é mais para impressionar as garotas. Pretendo publicar alguns livros no futuro.
Publicado originalmente no Yahoo! Tecnologia
Posts relacionados:
- Fofoqueiro 2.0
- Leonardo Marques do Twitter Passagens Aéreas
- Blogueiros que ganham só trocado pra cerveja
- Videos no celular que valem créditos
- Nonsense com Adsense
- Agregador Secundum agora tem renda direta
- Redes de Blogs se Movimentando, Blogcoaching, etc
- Blogueiros virais e remunerados
Ana Paula Cavagnoli na Tribo
Publicado originalmente no Yahoo! Tecnologia
CLT Flex para Profissionais de TI
O blog Direito e Trabalho, investigou a novidade e publicou no post CLT, PJ e agora CLT Flex…, toda a insegurança institucional da situação. Outro site que discutiu o assunto, segundo o jornal, foi o Profissionais de Tecnologia. Vale lembrar que não é de hoje que os empregadores reclamam da legislação trabalhista brasileira, acusada de antiquada, dispendiosa e rígida. E se for verdade o cenário de competição que citei na nota software brasileiro tipo exportação, as empresas podem estar fazendo malabarismos como estes para conseguir contratar e manter suas equipes.
Publicado originalmente no Yahoo! Tecnologia
Pangya Brasil Acabou

O jogo online Pangya que mistura golfe, fantasia e RPG, desligou seus servidores brasileiros no último dia 19 de março. O site em português já saiu do ar, agora apenas o original coreano ou sua versão em inglês. O site MYM, na nota Uno Games anuncia o fim de Pangya, reproduziu a carta de despedida assinada pelos desenvolvedores, onde justificavam que uma discordância entre a Uno, a produtora Ntreev, a distribuidora HanbitSoft e a falta de receita, foi o motivo de desligarem o sistema.
Eu achava que, assim como o Gunbound e o Ragnarok, que citei aqui antes na nota divulgando Eragon no Ragnarok, o Pangya parecia estar entre os games online multiplayer mais populares do Brasil. Ironicamente, este final inesperado acontece momentos antes da estréia oficial da tão comentada versão brasileira Second Life.
Publicado originalmente no Yahoo! Tecnologia
Internet sem fio nos municípios
No Brasil talvez o exemplo mais famoso seja o de Sud Mennucci, no interior de São Paulo. Em 2005 uma matéria especial no Link Estadão, um cantinho wi-fi no interior, descrevia detalhes do serviço gratuito com entrevistas dos usuários. A cidade também foi citada como uma história brasileira de sucesso pelo colunista Elio Gaspari, do jornal Folha de São Paulo (para assinantes) e reproduzida no blog Alfarrábio.
Matéria na Revista Forbes Brasil - cidades do interior produzem suas próprias redes sem fio - citava outros municípios, como Rio das Ostras e Piraí, no Rio de Janeiro, e Ouro Preto em Minas Gerais. Mais recentemente, em setembro de 2006, o município de Parintins no Amazonas recebeu um projeto patrocinado pela Intel, usando tecnologia wi-max inaugurando o que chamou de cidade digital mais remota do mundo. Logo depois, em outubro, segundo nota no site do jornal Diário do Nordeste, a cidade de Sobral inaugurou acesso público sem fio no Ceará.
Apesar de relatos cativantes sobre as oportunidades geradas por uma infra-estrutura de acesso gratuita e sem fio à internet, não devemos esquecer que nossas prefeituras ainda tem muitas outras necessidades básicas para enfrentar. Além disso, tecnologias como telefonia voip (voz sobre IP), wi-fi e wi-max juntos, como já levantou o colunista americano John Dvorak aqui no Yahoo! Tecnologia, podem se chocar com o atual cenário em que operam as empresas de telefonia fixa e celular, no Brasil e no mundo.
Publicado originalmente no Yahoo! Tecnologia
5.4.07
Ciclo Cronicamente Viável: a Informação e a Imaginação na Internet.
Dia 9, próxima segunda-feira, no British Council no Rio, a colunista do Blue Bus Yami Trequesser e o ombudsman do Comunique-se Cassio Politi, entre outros profissionais destacados, irão participar de um debate sobre as Tendências da Comunicação Online e os caminhos do conteúdo na internet. O evento terá transmissão ao vivo pela web.
Publicado originalmente no Yahoo! Tecnologia
Frase do fundador da Editora Abril
"Não se pode permitir que aumente o número de analfabetos, de favelas, de doentes, e pensar que se vai vender mais revistas ou livros".José Victor Civita, fundador da Editora Abril, cujo centenário está sendo comemorado este ano inclusive com este site que reune sua biografia, depoimentos e outras frases.
Publicado originalmente no Yahoo! Tecnologia
Blu-ray. O DVD 2.0 chegou.
A disponibilidade de filmes para assistir nestes formatos no entanto ainda está começando, uma busca aqui no Yahoo! Shopping já encontra alguns títulos, outra matéria no jornal O Estado de São Paulo (para assinantes) contava 110 filmes em HD-DVD e 36 em Blu-Ray no catálogo da Blockbuster, locadora que já citei aqui antes. Mas vale destacar que os novos tocadores reproduzem os DVDs "antigos" também, claro :-)
A disputa entre os dois formatos lembra disputas que já aconteceram antes, como ocorrido entre os vídeos VHS e Betamax e as plataformas de games Nintendo, Playstation e Xbox. Amenizando um provável dilema do consumidor, a LG já anunciou que pretende lançar um aparelho que reproduziria ambos os formatos e que estaria disponível no Brasil em julho deste ano. Nesta mesma data, a Sony, que já importa discos e gravadores de Blu-Ray para PCs, também anunciou que vai lançar seu player nos EUA.
No ano passado, esta matéria no Webinsider já comparava os sistemas e as eventuais vantagens, caso existam, para quem pretendesse adotar cedo a nova tecnologia. Outra matéria, mais recente, no site do Estadão também descreve a disputa e o atual cenário entre os competidores, mas assume a inevitabilidade da mudança. Aliás, nota aqui no Yahoo! Tecnologia conta que o plano das empresas do consórcio HD-DVD é conseguir substituir até 2010 o atual DVD padrão.
Além de um novo ciclo de comércio e consumo que esta mudança de plataforma envolveria, outra vantagem atraente para as companhias seria um possível controle diante da pirataria e violação de direitos autorais. No entanto, outra nota aqui no canal já revelava o avanço dos crackers para quebrar as chaves de segurança e os sistemas de proteção dos novos formatos.
Publicado originalmente no Yahoo! Tecnologia
3.4.07
Desconferência dos blogs
No fim-de-semana retrasado estive no Barcamp São Paulo, evento que no Brasil foi inaugurado em Floripa ano passado e cuja versão paulistana também já tinha anunciado aqui antes. O modelo auto-intitulado de desconferência, pretende ser uma espécie de conferência descentralizada, com temas e assuntos de discussão sendo definidos pelos próprios participantes de forma autônoma, momentos antes das conversas. Achei muito interessante, em contraponto com as palestras corporativas, aparentemente o diálogo e os contatos parecem mais próximos e o nível dos participantes é bastante alto.
O blogueiro e webdesigner Tiago Dória criou um blog especialmente para cobrir o evento em tempo real, Marcelo Antunes, compilou em seu blog Repositório, vários links e posts publicados pela web sobre o assunto, inclusive o que ocorreu no segundo dia do evento. No sábado o espaço utilizado foi cedido pela Faculdade Cásper Líbero, que também publicou uma máteria em seu site, já no domingo, os participantes se reuniram na Casa Gafanhoto, novo local aberto na cidade que pretende abraçar temas como novas mídias, cultura web e blogs. A julgar pela repercussão do evento, a Casa, que tem entre seus idealizadores o Cazé da MTV, começa suas atividades com pé direito :-)
Vale a pena acompanhar também a cobertura fotográfica, no Flickr, a busca pela tag barcampsp traz centenas de fotos como resultado. Diante de tantas matérias sobre o Barcamp nos blogs, o Cardoso no blog Meiobit resolveu publicar uma visão diferente da usual: o Barcomics :-D
Desdiálogos
No Barcamp tive o prazer de encontrar pessoalmente vários blogueiros, colegas e empreendedores, cujos projetos acompanho remotamente a tempos. Alguns trechos das conversas que ainda lembro:
Eu, encontrando Edney (do Interney) e Cardoso (do Contraditorium) em uma mesma mesa: Vcs já decidiram quem afinal é o primeiro blogueiro profissional brasileiro?
Cardoso: Já combinamos, eu sou o primeiro problogger...
Edney: E eu sou o primeiro empresário blogueiro!
Eu para Marco Gomes (criador do Boobox, Wallpapr e Busica): Aquele projeto que vc comentou em seu blog, chamando voluntários, vc pode revelar alguma coisa ou é surpresa?
Marco Gomes: Posso dizer q tem a ver com política e mobilização, pra facilitar o cidadão cobrar seus deputados, diretamente por email...
Eu: Tipo uma mistura de abaixo-assinado com rede social e ativismo?
Marco Gomes: Pode ser.
Eu cumprimentando o Danilo Medeiros (criador do Wasabi, pioneiro da web 2.0 brasileira): Parabéns, vc foi o primeiro!
Danilo: Obrigado...
Eu para Kazi (diretor da One Digital): Só sei que li uma mensagem em uma lista de discussão que afirmava q "quem estuda semiótica sabe que meme é uma definição idiota!"
Kazi: Então temos que convidar um semioticista peirceano para o debate!
Eu para o Fábio (do blog Morróida): Vc torce para a Ponte Preta? Conheceu o time vice-campeão paulista de 77?
Fábio: Imagina, nessa época eu ainda era um espermatozóide!
Destemáticas e Desterritórios
No Barcamp diante de tantos temas e gente bacana para conversar (como demostra esta foto) e ouvir (como a apresentaçao do Juliano Spyer sobre o próprio Barcamp), infelizmente perdi algumas desconferências importantes, mas que merecem ser citadas. A demostração do OLPC por Sergio Amadeu, citado no blog do Sergio F. Lima. Os empreendedores web 2.0 brasileiros discutindo venture capital e startups, resumido por Alexandre Fugita em seu blog Techbits. Folksonomy ou gentenomia, cuja definição foi explicada anos atrás por José Murilo no blog Ecologia Digital, e que no Barcamp, segundo Karla Lopes no Idearios foi discutida, imagino que inclusive para interpretar as interações e o funcionamento do próprio evento no futuro.
Aliás, o Ronaldo do blog Superfície Reflexiva e o Sérgio comentando no blog do Digitalminds do Danilo já insinuam apoiar novas desconferências para Belo Horizonte e Rio de Janeiro, respectivamente. O pessoal de Porto Alegre foi mais rápido, fizeram a segunda edição do Barcamp já no fim-de-semana passado.
O pai da idéia
André Avorio, o responsável pela chegada do Barcamp ao Brasil, já teve entrevista publicada no blog do Tiago Dória no fim do ano passado e mantém seu perfil no site da Blaz, empresa que fundou em 2000. Em seu endereço pessoal podemos ver porque ele acredita que a gentenomia pode ser chave no sucesso da organização de eventos descentralizados com a reunião de pessoas preparadas para conversar assuntos comuns :-)
Publicado originalmente no Yahoo! Tecnologia