29.3.08
Bossa Conference em Porto de Galinhas
Post originalmente publicado no Yahoo! Tecnologia
Posts relacionados:
- Nokia Trends Mob Jam
- Blogs no Proxxima
- A maior fábrica de máquinas fotográficas do mundo
- Jobson Lemos, Meio Bit e Secundum
- Feira Música Brasil e Nokia Tech Days
- Meio Bit no Microsoft Remix
- Desafio da Motorola para games no celular
Fórum Internacional de Software Livre 9

Acontece de 17 a 19 de abril o 9o Fórum Internacional de Software Livre - Fisl 9.0 - em Porto Alegre/RS. Entre os palestrantes, brasileiros e estrangeiros de empresas como Sun, IBM, Mandriva, etc e fundações como Linux, Open Office e Mozilla.
Update em 26/04/2008:
Ronaldo Lemos, do blog Superfície Reflexiva recém contratado no BlogBlogs, esteve no evento e resumiu no post Seaside e Smalltalk avançando no Brasil a repercussão que houve por lá sobre a linguagem e framework web que ele acredita ser o mais avançado atualmente.
Post originalmente publicado no Yahoo! Tecnologia
Posts relacionados:
- Free beer, cerveja open source e copyleft
- Kerly Tanaka no FISL
- Teia em BH
Sem alternativas ao petróleo, por enquanto
"Nos próximos 30 ou 40 anos não haverá alternativa que possa substituir o petróleo."Marcio Mello, presidente da Associação Brasileira de Geólogos do Petróleo e consultor da HRT Petroleum em entrevista ao Estadão em 11/11/2007.
Post originalmente publicado no Yahoo! Tecnologia
Posts relacionados:
- Petrobras, Tupi e tecnologia
- Especulação com etanol
- Pensamento anti etanol e álcool como combustível
Virtus, fusão de 7 empresas de tecnologia
Post originalmente publicado no Yahoo! Tecnologia
Posts relacionados:
- Mais compras da Datasul
- Luiz Mattar, CEO da Tivit
- Laércio Constantino, fundador da Totvs (ex-Microsiga)
Projeto vencedor da máquina de camisinhas nas escolas
Post originalmente publicado no Yahoo! Tecnologia
Posts relacionados:
- Tábuas de plástico reciclado
- Máquinas de bingo que viraram PCs
- Uso do celular na escola premiado
- E-Cipó, internet pela TV UHF e celular
- Máquina de passar roupas
27.3.08
Cinema sem legendas para aprender inglês
Post originalmente publicado no Yahoo! Tecnologia
Posts relacionados:
- Fim dos cursos inteiramente presenciais
- Unilearn, ensino a distância
- Tradução no celular, Moshi moshi x Hello
Energia solar obrigatória na lei
Matéria no caderno classificados do Estadão - Lei Emplaca Energia Solar - publicada em 03/02/2008, fala da nova lei 14.459/07 que obriga a instalações de aquecedores solares de água na cidade de São Paulo. Casas e apartamentos novos com 4 ou mais banheiros teriam que utilizar o equipamento que, segundo Racine Prado, professor da Poli da USP, custa no mínimo R$ 2 mil, incluindo um sistema simples com duas placas coletoras e um reservatório de 200 litros.
Ainda na materia, Carlos Felipe da Cuna Faria, diretor do Departamento Nacional de Aquecimento Solar (Dasol), uma família de 4 pessoas que adotar o sistema podera economizar até 30% menos por ano na conta da energia elétrica. A matéria ainda alerta para os cuidados na compra dos equipamentos, o selo do Inmetro e o Qualisol, que certifica a qualidade do revendedor na hora da instalação.
No site Zap, a nota - Energia Solar Será Obrigatória em 180 Dias - publicada em 27/01/2008, fala que a lei já foi publicada no Diário Oficial e entra em vigor em junho.
Augustin T. Woelz coordenador da Sociedade do Sol, que promove a tecnologia solar, acredita que a obrigatoriedade não seria necessária mas poderiam existir outros incentivos. Mas com a lei, Augustin acha que a produção, a indústria e o comércio vão esquentar e consequentemente os custos dos equipamentos pode cair.
A enegia solar para aquecimento de agua é um dos usos mais populares, mas converter a enérgia térmica em energia elétrica também tem muito potencial. A notícia - Eike se Une a Empresa Chinesa para Produzir Energia Solar no Brasil - publicada no Estadão em 22/02/2008, fala da parceria da MPX (do empresário Eike Batista) com a Yingli Solar, empresa chinesa que fabrica paineis solares. Nos planos esta a contrução de uma usina geradora de energia solar en Porto de Açu, no estado do Rio de Janeiro, com capacidade para produzir 50 MW a partir de 2009. O empresário declarou que deseja estar produzindo cerca de mil MW até 2015.
A Sociedade do Sol tem um projeto de sistema de aquecimento solar de baixo custo, feito com materiais reaproveitados e de fácil acesso. Outros inventos parecidos podem ser vistos no YouTube, como este Projeto de Aquecedor Solar com Garrafas Pet.
Post originalmente publicado no Yahoo! Tecnologia
Posts relacionados:
- Energia que vem do lixo
- Do Flickr para o cinema, Lei Cidade Limpa em São Paulo
- Carros elétricos movidos a vento
- Nota fiscal eletrônica que vale crédito nasceu em Angra
- Brasileiro na Associação Mundial de Energia Eólica
25.3.08
Rede Ecoblogs – Agregador e biblioteca online de posts sobre meio ambiente e sustentabilidade

Depois de um período de testes foi inaugurado oficialmente hoje o site da Rede Ecoblogs, um agregador de posts sobre meio ambiente e sustentabilidade. Inicialmente a Rede estréia com 5 blogueiros que escrevem usualmente sobre o tema, expressando de forma particular o esforço e a preocupação com a mudança de hábitos e a adoção de atitudes ambientalmente corretas. Os primeiros participantes selecionados – Carol Costa (do blog Guindaste), Denise Rangel (Sturm Und Drang), Jorge Henrique Cordeiro (O Escriba), Lucia Freitas (Ladybug Brasil) e Rodrigo Barba (Rodrigobarba.com) – publicam relatos e opiniões sobre diversos assuntos em seus blogs e a partir de agora terão replicados no site da Rede Ecoblogs apenas os posts que julgarem adequados ao tema socioambiental.
Desta forma, se tudo der certo, a Rede Ecoblogs pretende reunir em um só endereço os textos e referências sobre meio ambiente e sustentabilidade publicados pelos participantes. Além disso, pode funcionar como uma biblioteca online, deixando organizado e acessível o conteúdo replicado dos blogs. Junto com toda a mobilização da sociedade em torno da causa ambiental a Rede Ecoblogs pretende atingir os leitores dos blogs participantes preocupados com este tema, ao mesmo tempo que divulga e apoia seus autores. De repente, também pode motivar a discussão sobre o assunto entre outros blogueiros ou mesmo inspirar o surgimento de novos blogs.
Syndication, Parceria e Apoio
Com apoio da Fundação MAPFRE, a Rede Ecoblogs também inaugura no Brasil uma alternativa para incentivar os blogs e sua eventual profissionalização. Inspirada no modelo americano de “syndication”, utiliza e remunera o trabalho intelectual dos blogueiros, sem exigir exclusividade ou impor o conteúdo editorial. Este formato é bastante adotado por cartunistas, colunistas e agências de notícias que, atuando de maneira independente, distribuem suas produções em vários veículos simultâneamente. Em meio ao debate do papel dos blogs como midia e alternativas viáveis de monetização, este modelo pode se tornar atraente ou complementar os diferentes cenários.
O projeto da Rede Ecoblogs foi concebido quando eu ainda trabalhava na colmeia e será o primeiro atendido através de uma parceria com a Espalhe. A colmeia é responsável pelo design, desenvolvimento e implementação da plataforma de publicação e do agregador e a Espalhe fará a gestão do blog e relacionamento nas Redes Sociais. O Passamani, sócio e produtor executivo da colmeia, acredita que a Espalhe tem um trabalho completo em buzz marketing e com minha tranferência para cá a Rede Ecoblogs ganha profundidade em redes sociais, área que estou dedicado atualmente.
Finalizando, vale revelar que a Rede Ecoblogs é uma das ações do programa ambiental Eco MAPFRE, que envolve a substituição de processos dispendiosos de papel e tinta dentro do Grupo MAPFRE por alternativas ecoeficientes e o maior uso de recursos web. Toda a economia com a não impressão de documentos será destinados às ações ambientais do Parque Estadual da Serra do Mar. A Fundação MAPFRE, além de efetuar projetos na área de meio ambiente, gestão de risco e saúde, atua em educação, segurança no trânsito e no desenvolvimento do setor de seguros na América Latina, Portugal e Espanha.
Blz? Visitem: Ecoblogs.com.br!
Qq sugestão ou critica, é só comentar. Valeu!!!
Publicado originalmente no Blog de Guerrilha.
Posts relacionados:
- Cadeira com garrafas pet na Campus Party
- (Des)Conferência na FAAP - Ação em midias sociais
- Mensagens no elevador divulgam 1 ano de Ecoblogs no prédio da Mapfre
- Condomínios, fazendas, redes e coletivos de blogs
- Mensagens para o Dia Mundial Sem Carro, 22 de setembro
- Espalhe, novos sócios e funcionários
- Mensagens para o Dia Mundial do Meio Ambiente, 5 de junho
- Eu na colmeia e produtoras na internet
- Blog Treehugger procura
22.3.08
Dani Koetz na Cubo
Post originalmente publicado no Yahoo! Tecnologia
Posts relacionados:
- Ian Black na Livead
- Blogueira na Playboy
- Tracking e monitoramento de citações nas redes sociais
- Princesa blogueira Kitty Kitty
- Blogueiros virais e remunerados
Fórum Brasil-México em Recife
Post originalmente publicado no Yahoo! Tecnologia
Posts relacionados:
- Brasil Tecnológico no México
- Planos das Casas Bahia na Internet
- CIAB Febraban - Tecnologia bancária
- Número dos cartões de créditos no Brasil
- Caixas eletrônicos e internet banking
Fraude no videoclip mais visto do YouTube
"Melhor que falem da gente assim do que a gente ter que ir no Faustão pra falarem da gente."
Ana Rezende, guitarrista do grupo musical Cansei de Ser Sexy, em entrevista a Folha de SP sobre eventual fraude no suposto videoclip mais visto do YouTube. Abaixo segue trecho da reportagem:
Para Ana Rezende, guitarrista do Cansei de Ser Sexy, audiência pode ser "bug"
Um clipe não-oficial da banda paulistana Cansei de Ser Sexy, que neste mês chegou ao topo do ranking dos mais vistos do YouTube e foi retirado pelo próprio Google, continua a gerar especulações --inclusive, por parte da banda. Ana Rezende, guitarrista do CSS, também tem suas teorias.
Em entrevista à Folha Online, por e-mail, ela diz reconhecer que só o fato de ser um clipe do grupo não justifica o número elevado de acessos. Para ela, a presença de palavras como "hot" e "sex" nas referências ao vídeo poderiam influenciar.
No entanto, quando digitadas na busca do YouTube as palavras não levam diretamente ao clipe, que só aparece na terceira página de pesquisa.
O link com a canção "Music Is My Hot Hot Sex", de pouco mais de três minutos, foi publicado por um fã italiano. Sem alarde, alcançou audiência extraordinária. Nesta quinta-feira, aparece com 106 milhões de "views".
Desde então, técnicos do gigante das buscas e "curiosos da internet" tentam desvendar o fenômeno --o "segundo colocado", "The Evolution of Dance", tem apenas 78 milhões nesta quinta-feira.
Para Rezende, toda essa suspeita não é prejudicial à imagem do grupo. Ela diz que a polêmica gerada é melhor que "ter que ir no Faustão" para divulgar a banda.
Post originalmente publicado no Yahoo! Tecnologia
Posts relacionados:
- Videoslush, simulador de compra e venda de videos
- Album virtual e download remunerado na Trama
- MySpace no Brasil
- Clipes na web, música de bolso e Tapa na Pantera
- Reprodução censurada
Visitando a Garage
Apesar de não considerar esta coluna um blog, vou aproveitar que no dia 11/03/2008 fui convidado para uma visita a Garage Interactive para, pela primeira vez, escrever aqui também um texto que não faz referência a outras notícias que encontro na web. Na ocasião, Max Petrucci, sócio fundador da Garage Interactive anunciou a chegada de 2 novos diretores de criação: Pedro Gravena e Miguel Genovese.
Para comemorar a chegada dos novos profissionais e mais de 2 anos de atividade uma festa de upgrade foi organizada no terraço do prédio de 2 andares que a agência digital ocupa desde janeiro de 2007 no bairro dos Jardins, em São Paulo. Atendendo clientes como Nivea (recém conquistada), Habib's, Parmalat, iG e Skol, cujo site Skol Beats inaugurou as atividades da empresa quando esta ainda fazia parte do grupo Ipy. Ainda sobre Skol Beats, Max defendeu que este é o maior site de conteúdo mantido por uma marca no Brasil e resume bem como a Garage trabalha, atuando em Interface (o site em si, o destino), Conteúdo e Ativação (conceito, motivação e criação).
Em 2006 Max fundou a Garage depois de uma temporada no exterior, onde trabalhou para a Microsoft com a marca MSN Messenger. Antes disso, ainda no Brasil, foi um dos 5 profissionais fundadores do Webmotors, em 1999. Naquela época, cuidava do marketing do empreendimento e lá conheceu Pedro e Miguel, então na DPTO, agência de publicidade pioneira na internet por atender Intel e outras contas de informática.
Além da DPTO, Miguel Genovese que estava na McCann Online, tem passagens pela Lew,Lara, onde cuidou da área interativa entre 2005 e 2006 e Ogilvy Interactive onde trabalhou em dupla com Pedro Gravena. Pedro estava na Hello Interactive, empresa digital do grupo Ipy (hoje ABC) fundada em agosto do ano passado, antes trabalhou na DM9DDB e nas agências citadas acima.
No encontro, Pedro defendeu o modelo de trabalho que chamou de co-working, com colaboradores remotos e independentes, reunidos de acordo com as características do projeto. Neste sentido - sem ficar restrito aos profissionais da agência, quase sempre publicitários e programadores web - a Garage já trabalhou com 2 DJs, 2 músicos e 1 antropólogo para atender Skol Beats e contratou 2 estilistas para auxiliar na criação para Nivea. Para exemplificar bons exemplos de ativação, o game online Get the Glass foi citado ao lado da recente campanha americana para Burger King, que tem características de marketing de guerrilha, buzz marketing e internet.
Post originalmente publicado no Yahoo! Tecnologia
Posts relacionados:
- Planos de Nizan Guanaes com agências digitais
- Roberto Justus fala sobre produtora
- A agência de publicidade do futuro
- Palestra sobre Mkt Viral, Redes Sociais e empreendedorismo
- Hello Interactive
- Fabio Costa na Cutwater
- Números do MSN Messenger no Brasil
- Paulo Sanna e Fernando Espuelas
15.3.08
Autocom - Exposição da automação comercial
Post originalmente publicado no Yahoo! Tecnologia
Posts relacionados:
- Pane no Mastercard na véspera de Natal
- Licitações eletrônicas
- Nota fiscal eletrônica que vale crédito nasceu em Angra
- Números dos cartões de crédito no Brasil
- Leitura de código de barras pelo celular
- Venda de móveis pela internet
Roberto Justus fala sobre produtora
"O avanço do uso da internet entre os jovens diminui o tempo que eles passam expostos à TV. É fundamental que os programas tenham uma linguagem mais moderna. Por isso montei uma produtora".Roberto Justus, apresentador de TV e presidente do Grupo Newcomm, sócio de agências de publicidade como Y&R e Dez Brasil, em entrevista ao jornal Estadão publicada em 31/12/2007.
Post originalmente publicado no Yahoo! Tecnologia
Posts relacionados:
- Planos de Nizan Guanaes com agências digitais
- Mad Men em DVD
- Pulseiras do sexo, lenda urbana ou tendência adolescente?
- TVs em movimento em São Paulo
- Clipes na web, música de bolso e Tapa na Pantera
- Eu na colmeia e produtoras na internet
TecToy e Qualcomm, sócias
Post originalmente publicado no Yahoo! Tecnologia
Posts relacionados:
- Games proibidos no Brasil
- Canais de futebol pela web, IPTV
- Modificações brasileiras de games
- Ginga na TV Digital interativa
- Games MMORPG populares
- Os planos da Gradiente
Licitações eletrônicas
Post originalmente publicado no Yahoo! Tecnologia
Posts relacionados:
- Caixas eletrônicos e internet banking
- Dupla cidadania pela internet
- Contas no banco bloqueadas pela justiça
- VP de TI do Banco do Brasil
- Navegação em sites do governo
- CIAB Febraban - Tecnologia bancária
- Banco do J053'?
13.3.08
Livro O Vôo da Embraer
A socióloga Zil Miranda lançou o livro "O Vôo da Embraer - A Competitividade Brasileira na Indústria de Alta Tecnologia" (Editora Papagaio). Segundo nota na coluna Mercado Aberto publicada no jornal Folha de SP (para assinantes) em 03/03/2008, a autora conta a história da companhia fazendo um panorama da indústria aeronautica brasileira.
Post originalmente publicado no Yahoo! Tecnologia
Posts relacionados:
- Brasil Tecnológico no México
- Os presidentes da Embraer
- Zeferino Vaz, fundador da Unicamp
- O sucesso da Embraer segundo Adélia Borges
- O homem que criou o ITA
Tracking e monitoramento de citações nas redes sociais

Com a popularizaçao das redes sociais e a incorporação do acesso cada vez mais frequente e demorado no hábito de navegação dos brasileiros na internet, o monitoramento e detecção de comentários e boatos começou a ser importante para empresas e marcas.
Segundo matéria no Estadão - Empresas Nascem e Mudam para Acompanhar a Web (para assinantes) - publicada em 04/03/2007, um serviço batizado de I-Brand também oferece uma avaliação da saúde das marcas no ambiente online. Criado pelo I-Group, empresa cujo diretor geral e Ricardo Almeida, tem ainda como sócio Indio Brasileiro Guerra Neto (ex-UOL e Starmedia), o serviço foi criado para reagir a um cenário onde cada consumidor anônimo se transforma em um veículo de informação.
Em julho de 2007 o IDG Now publicou - Boca-a-boca virtual: o que falam da sua empresa na internet? - com declarações de Alessandro Lima, diretor de negócios da e.Life que oferece um acompanhamento a partir de um sistema automatizado, que rastreia e busca dentro de redes sociais e blogs, citações de marcas e frases que indicam tanto o desejo de compra quanto críticas e reclamações. A reportagem também cita Ciro Dias Reis, presidente da Imagem Corporativa, outra empresa que também desenvolveu uma metodologia para monitorar marcas nas mídias sociais e Thiane Loureiro, da Edelman Brasil.
A Edelman já a algum tempo testa metodologias para empresas atuarem nas redes sociais, como o Story Crafter ou Social Media News Release nos EUA e aqui no país, mantém um blog corporativo interessante, o Ei! Expressões de Idéias.
Posts relacionados:
- Luis Fernando Verissimo fala sobre Twitter
- Palestra sobre Mkt Viral, Redes Sociais e Empreendedorismo
- Picnic da Edelman com blogueiros brasileiros
- O culpado pelo sucesso do Orkut no Brasil
- RP com blogueiros e orkuteiros chega ao Brasil
- Blogs nas empresas
O Orkut para ricos, executivos e empresários
Notícia no site da revista Isto É Dinheiro - Orkut dos Ricos - publicada em 30/01/2008, conta do lançamento de uma rede social paga e restrita, voltada para milionários. Segundo a matéria, a Social Life, cujo lançamento oficial foi anunciado mês passado, é um empreendimento do paranaense Nilton Alexandre de Souza e foi inspirada em um similar estrangeiro, o site A Small World. Diferente do Onne (que reformulou o visual em setembro do ano passado) e do Glamurama (que mudou do iG para o UOL em fevereiro), que se apoiam em colunistas sociais com prestígio conquistado na imprensa, as redes sociais dependem de conteúdo dos próprios membros.
Não dá pra prever se no Brasil, cujo sucesso do Orkut está ligado a popularização deste tipo de ferramenta, este tipo de iniciativa elitista terá sucesso. O Social Life tem planos de cobrar o acesso por R$ 79,00 mensais.
Posts relacionados:
- Luis Fernando Verissimo fala sobre Twitter
- MySpace no Brasil
- O culpado pelo sucesso do Orkut no Brasil
- 10 anos de Rraurl
- Flickr em Português
- Novas e Velhas Redes Sociais
- Sr. Orkut no Brasil
- Carro de tiozão, ou não?
11.3.08
Podcast de Guerrilha sobre post pago
Publicado no Blog de Guerrilha em 11/3/2008

Foto e podcast publicado originalmente no Blog de Guerrilha
Posts relacionados:
- Blogueiros que ganham só trocado pra cerveja
- Condomínios, fazendas, redes e coletivos de blogs
- Espalhe, novos sócios e funcionários
- Ian Black na Livead
- Eu na colmeia e produtoras na internet
- Jampa e Inagaki na TV
- Blogueiros virais e remunerados
8.3.08
Feicana Feibio em Araçatuba
Publicado originalmente no Yahoo! Tecnologia.
Posts relacionados:
- Enerbio
- Gringos no Etanol
- Usinas de biodiesel brasileiras
- Brasil Tecnológico no México
- Brasil e Índia
- Ethanol Summit em São Paulo
-
Patricia Peck na CNASI
Publicado originalmente no Yahoo! Tecnologia.
Posts relacionados:
- Patricia Peck, Michel Lent e Luli Radfharer
- Roubo de laptops na Petrobrás
- Máquinas de bingo que viraram PCs
- Simpósio Brasileiro em Segurança da Informação e de Sistemas Computacionais
- Contas no banco bloqueadas pela justiça
- Free beer, cerveja open source e copyleft
Fim dos cursos inteiramente presenciais
"Dentro de cinco anos não haverá mais cursos inteiramente presenciais, todos terão elementos a distância".Jose Roberto Moreira, diretor da Associação Brasilieira de Educação a Distância (ABED) em matéria no Estadão - Educação a Distância Ganha Regras - publicada ano passado.
Publicado originalmente no Yahoo! Tecnologia.
Posts relacionados:
- Ensino técnico pela internet
- Uso do celular na escola premiado
- Formada no ensino a distância: Dayselane
- Educação a distância sob avaliação
- Ensino a distância nas universidades públicas
Yes! Mobile Media
Nota na coluna Mercado Aberto - Negócio Próprio (para assinantes) - publicada na Folha dia 12 de janeiro, conta dos planos de Sérgio Rodrigues na empresa de conteúdo para celulares em que investiu ao sair da presidência da Tata Consultancy Services (TCS). A Yes! Mobile Media recebeu investimento de R$ 2 milhões e expandiu suas operações para Recife, Salvador, Brasilia, Vitória, Curitiba, Florianópolis e Porto Alegre. Com notícias e publicidade para celulares com bluetooth, pretende faturar R$ 15 milhões em 2008, em uma área de cobertura 2 vezes maior.
Publicado originalmente no Yahoo! Tecnologia.
Posts relacionados:
- Uso do celular na escola premiado
- Marcelo Castelo, FBiz Mobile
- Brasil e Índia
- Márcia Gallo na Tellvox
- Brasil na Índia e vice-versa
- Associação de Marketing Móvel no Brasil
Dupla cidadania pela internet
Publicado originalmente no Yahoo! Tecnologia.
Posts relacionados:
- Assembléia Constituwiki não decolou
- Arquivos da escravidão
- Brasil e Índia
- Video Games Live e Orçamento Participativo Digital
- Registros dos imigrantes
6.3.08
Ian Black na Livead
Mercado Blogueiro: Ian Black deixa a RiotPublicado originalmente no Yahoo! Tecnologia.
Gustavo Jreige, 30/01/2008
O blogueiro Ian Black, do Enloucrescendo, está se despedindo da agência de marketing viral e estratégias em redes sociais Riot, onde trabalhava desde abril de 2007. Como gerente de conteúdo, Ian foi um dos maiores responsáveis pelo desenvolvimento comercial da blogosfera no ano passado – um trabalho iniciado, dentro da Riot, por Alexandre Inagaki e continuado por ele.Depois do carnaval, Ian passa a representar a agência Live Ad – dona da Blog Hunters, de projetos como o BloggersCut -, que ganha força na capital paulista. “Serei responsável pela parte de relacionamento em mídias sociais e participarei ativamente do processo de criação, ajudando a moldar as campanhas publicitárias para que funcionem nesses meios”, conta.
Ele explica o motivo da saída: “A Riot já é a maior referência em mídias sociais no Brasil. Pergunte a qualquer blogueiro algo sobre publicidade e todos lembrarão da agência em primeiro lugar. A Live é um novo desafio, não só para fazê-la crescer, mas para explorar novas formas de trabalho. Ela tem um perfil mais experimental na elaboração das campanhas e no relacionamento com os blogueiros, e isso vai ao encontro do que busco profissionalmente.”
Segundo ele, não há um substituto definido para seu cargo. “É natural que seja o Luiz [Jerônimo, do Tarja Preta], que me auxiliou todo esse tempo, e ainda há a Mirian [Bottan, do Substantivolátil] e o Rodrigo [Cunha, do Geração Internet, recém-contratado pela agência] para juntos fazerem a área mais forte e referência no relacionamento com blogueiros”.
Dizem que o ano só começa depois do carnaval. Em 2008, isso não se confirma. A mudança de emprego do Ian é o primeiro movimento do mercado blogueiro nesse ano. São vários os projetos em execução visando a profissionalização dos blogs e das mídias sociais. 2008 é o ano do amadurecimento comercial e editorial da blogosfera e pessoas como o Ian têm um papel crucial na definição dos caminhos que tomaremos.
Sou amigo do Ian – bem como de todos os blogueiros citados por ele – e estou bem contente com sua mudança, que é a prova do reconhecimento do mercado por sua importância – já manifestada, há algum tempo, pelos convites para palestras sobre o uso corporativo de blogs e pela reportagem de hoje do caderno “Empresas & Negócios” do jornal Gazeta Mercantil sobre blogs de empresas.
O Luiz, a Mirian e o Rodrigo têm um potencial imenso para fazer a Riot alçar vôos ainda mais altos e o papel deles lá dentro certamente será ainda mais importante daqui para frente. Além disso, é ótimo ter outra agência se desenvolvendo. O Ian é bastante competente e, com certeza, fará a Live crescer bastante. Melhor para nós, blogueiros.
Até porque, veja só, ele tem um objetivo claro: “Fazer os blogueiros ganharem dinheiro para me pagarem jantar no Figueira Rubayat”.
Tomara que dê certo.
Boa sorte no novo desafio, Ian! Faça muito sucesso na Riot, Rodrigo! Continuem assim, Luiz e Mirian, e detonem nesse 2008 que está apenas começando!
Posts relacionados:
- RP para blogueiros e orkuteiros chega ao Brasil
- Rafael Ziggy na IEA/Knowtec
- Brinde do Bob's para blogs
- Interney Blogs, Um por todos, todos por um
- Carro de Tiozão, ou não?
- Blogueiros virais e remunerados
Luciana na iGlue Media Contacts
Publicado originalmente no Yahoo! Tecnologia.
Posts relacionados:
- Planos de Nizan Guanaes com agências digitais
- Nataly Gomes Santos na TV1
- Sandra Mazda e Jacques Rosenzveig
Usinas de biodiesel brasileiras
Quase um ano atrás, aproveitando a visita do presidente dos EUA, que comentei na coluna A Visita do Bush, nota no Estadão publicada em 07/03/2007 anunciou que Grupo Marchiori Cria Tecnologia de Biodiesel com Baixo Custo. Lançada na Feira de Negócios de Bioenergia (Feicana) em Araçatuba/SP, a tecnologia movimenta a usina instalada em Piracicaba/SP pertence ao grupo e era a única do pais na época, com reator fabricado com tecnologia totalmente brasileira. Outras usinas em funcionamento tem reatores importados da Itália, Alemanha ou Canadá. Na matéria, o diretor de energia do Grupo Marchiori, Luiz Barbosa, defende que a usina brasileira é mais barata, mais fácil de montar e elimina etapas no processo de produção do biocombustível. Segundo Luiz uma usina para 25 mil litros/dia sai por R$ 15 milhões, enquanto uma de origem estrangeira custaria em torno de R$ 50 milhões. Além disso, por ser montada em módulos de fibra de vidro, permite uma rápida ampliação e usa soja ou sebo animal como matéria prima.
No site da Folha, a notícia - Unicamp Produz Tecnologia Para Biodiesel Mais Verde - publicada em 30/06/2007 fala do novo processo desenvolvido na universidade que elimina uso do tóxico metanol na fabricação do biocombustível. A partir do trabalho do pesquisador Antonio José da Silva Maciel da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), o uso do metanol, derivado do gás natural (combustível fóssil) está presente em até 25% para cada litro de biodiesel. O catalisador feito pela Unicamp pode funcionar a partir do álcool, que assim como o metanol, ajudam na quebra da gordura animal ou vegetal, que resulta no biodiesel e em outros produtos, como a glicerina.
Segundo o pesquisador, a tecnologia da Unicamp já foi licenciada para as empresas Biocamp e a Cooperbio de Mato Grosso. Outro cientista entrevistado na reportagem, Miguel Dabdoub, da Universidade de São Paulo (USP), está confiante de que o país vai continuar na vanguarda tecnológica do biocombustível e defende que temos que exportar e compartilhar a tecnologia, criando competência para criar um mercado.
Publicado originalmente no Yahoo! Tecnologia.
Posts relacionados:
- Gringos no etanol
- Catálogo online da Embrapa
- Brasil, um gigante verde discreto
- Biodiesel animal
- Enerbio
- Mais tecnologia do álcool para exportação
1.3.08
Café com Blog Varejo
Publicado originalmente no Yahoo! Tecnologia.
Posts relacionados:
- Blogs e Publicidade (Café com Blogs Publicidade)
- Leonardo Marques do Twitter Passagens Aéreas
- Números dos cartões de crédito no Brasil
- Venda de móveis pela internet
- Números do comércio eletrônico no Natal
Blogs no Proxxima
Publicado originalmente no Yahoo! Tecnologia.
Posts relacionados:
- Adtech Miami
- Blogs e publicidade
- Frases do debate do Estadão com blogueiros
- Agência de publicidade do futuro
- Condominios, fazendas, redes e coletivos de blogs
- Meio Bit no Microsoft Remix
Planos de Nizan Guanaes com agencias digitais
"Em 2008, vamos comprar agências digitais, as hot shops do segmento, que crescerão muito".Nizan Guanaes, presidente do Grupo ABC, dono de agências de publicidade como DM9, África e MPM, em entrevista ao jornal Estadão publicada em 31/12/2007.
Publicado originalmente no Yahoo! Tecnologia.
Posts relacionados:
- Hello Interactive
- Frase de Marcello Serpa sobre filme viral
- Plano das Casas Bahia para internet
- iG com Google
- Internet não é midia (frase de Fabio Fernandes)
Carros elétricos movidos a vento
Publicado originalmente no Yahoo! Tecnologia.
Posts relacionados:
- Design de carros no Brasil (não tunados :-)
- Energia que vem do lixo
- Energia que vem do vento, Parque Eólico de Osório
- Energia do capim
- Frase do inventor do motor flex
Motoboys com celular e mobilizações
Reportagem no Estadão - Com Celulares Motoboys Ganham Espaço na Internet - publicada dia 30/11/2007 fala do uso da tecnologia móvel, inclusive com recursos multimídia e internet. A matéria cita o projeto Canal Motoboy, idéia do artista espanhol Antoni Abad, que distribui celulares com câmeras em comunidades de vários países, como ciganos, taxistas, prostitutas, etc.
Voltando aos protestos que paralizaram a cidade por diversas vezes, com mobilizações descentralizadas e temporárias, a nota no Yahoo! Notícias reproduz uma frase de Aldemir Martins de Freitas, presidente do Sindicato dos Trabalhadores Motociclistas da Cidade de São Paulo (Sindimoto - Motoboys.org.br):
"Esse é um momento histórico para a nossa profissão, que pode deixar de ser um monte de gente apenas para se tornar uma categoria de verdade".
Publicado originalmente no Yahoo! Tecnologia.
Posts relacionados:
- Design de carros no Brasil (não tunados :-)
- Motocicletas com motores flex
- Motos novas no Brasil